Aumento da expectativa de vida seria uma das causas da superlotação nas emergências

Aumento da expectativa de vida seria uma das causas da superlotação nas emergências

Grupo Hospitalar Conceição debate problemas nos serviços de Saúde em Porto Alegre

Helen Braun / Rádio Guaiba

publicidade

A emergência do Hospital Conceição mantém, em média, 153 pacientes em um espaço com 50 leitos. Problemas de superlotação na emergência e urgência são diários e para encontrar maneiras de enfrentar essa situação é que profissionais do Grupo Hospitalar Conceição (GHC) se reúnem nesta quarta-feira e amanhã com especialistas do tema.  A gerente de Pacientes Externos do Grupo, Andrea Regner, aponta dois fatores como as principais causas da dificuldade de acomodação: o aumento da expectativa de vida da população, aliado à diminuição do número de leitos e à gestão de serviços internos nas intituições.

O jornal Correio do Povo retrata, nesta quarta-feira, o drama vivido por pacientes que necessitam se deslocar de outras cidades para fazer tratamentos em Porto Alegre. A reportagem destaca o caso de uma paciente que precisou viajar cerca de 100 quilômetros para fazer uma coleta de sangue.

De acordo com Andrea, além das dificuldades ocasionadas pela transferência de pacientes do interior para Porto Alegre, outro problema enfrentado está no hábito dos cidadãos em procurar emergências, mesmo em casos que poderiam ser solucionados em postos de saúde.

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895