Bactéria multirresistente a antibióticos é detectada no Rio Grande do Sul

Bactéria multirresistente a antibióticos é detectada no Rio Grande do Sul

Dois pacientes do Hospital Conceição contraíram microorganismo que oferece poucas opções de tratamento

Lucas Rivas/Rádio Guaíba

publicidade

Depois de ter chegado à América Latina e se proliferado em unidades hospitalares do Uruguai, da Colômbia e do Paraguai, a Secretaria Estadual da Saúde (SES) confirmou o registro, no Hospital Conceição, em Porto Alegre, do microorganismo multirresistente denominado New Delhi Metallobetalactamase (NDM). A bactéria foi identificada pela primeira vez em 2009, em um paciente sueco que esteve hospitalizado na Índia.

Pelo menos duas pessoas internadas na instituição foram contaminadas pela bactéria, que não é afetada sequer por  antibióticos carbapenêmicos, utilizados para combater infecções graves. O infectologista Fabiano Ramos reconhece que caso ocorram mais registros de NDM em hospitais da Capital os métodos de tratamento podem ficar muito reduzidos. “O problema é que se isso se dissemina dentro dos hospitais, especialmente, as opções de tratamento são reduzidas para esse tipo de situação. Então essa é a grande preocupação no momento”, frisou.

Ramos salientou, porém, que o NDM pode ser combatido por meio da associação de determinadas drogas. A contaminação ocorre somente por meio de contato e a bactéria atinge principalmente pacientes de UTI, em estado grave ou que já estejam contaminados por outro tipo de infecção. Após a confirmação do NDM em Porto Alegre, a SES notificou Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Ministério da Saúde e todos os estabelecimentos de saúde do Estado.



Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895