Baleia é encontrada morta em Atlântida Sul, no Litoral Norte

Baleia é encontrada morta em Atlântida Sul, no Litoral Norte

Cetáceo de aproximadamente cinco metros foi encontrado por banhistas

Cíntia Marchi

Baleia de aproximadamente cinco metros foi encontrada em Atlântida Sul, no Litoral Norte

publicidade

Uma baleia morta amanheceu neste domingo encalhada na praia de Atlântida Sul, município de Osório, no Litoral Norte do Estado, chamando atenção dos banhistas. O animal tem cerca de 6 metros, está em avançado estado de decomposição e exala um cheiro forte. Segundo o biólogo do Centro de Estudos Costeiros, Limnológicos e Marinhos (Ceclimar) Ignácio Moreno, ainda não há precisão sobre qual a espécie do mamífero, mas é provável que seja uma baleia-de-Bryde, que se reproduz no Litoral brasileiro, mas ainda é pouco conhecida.

Por volta do meio-dia, o 1º Batalhão Ambiental da Brigada Militar isolou a área onde a baleia está encalhada e, em parceria com a prefeitura de Osório, estuda a forma de removê-la e o local para o enterro do cetáceo. Segundo o sargento Edson dos Santos, provavelmente a baleia encalhou entre a noite de sábado e o amanhecer de domingo. O biólogo explica que as razões mais corriqueiras para a morte de baleias são a colisão com embarcações, contato com redes de pesca e seleção natural.

Enterro junto às dunas

Por volta das 17h, a prefeitura de Osório providencuou o enterro do cetáceo junto às dunas, na orla de Atlântida Sul. Conforme o sargento, o estágio de decomposição não permitia o manejo da baleia para um lugar mais distante de onde ela foi encontrada. Um leão-marinho, também encontrado morto na orla neste domingo, foi enterrado junto.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895