Baleia que encalhou em Pinhal será enterrada na praia

Baleia que encalhou em Pinhal será enterrada na praia

Biólogos realizam necropsia para descobrir o que causou a morte do animal

Correio do Povo

O animal morreu na manhã deste sábado

publicidade

A baleia jubarte, que encalhou em Balneário Pinhal nessa quinta-feira, morreu na manhã deste sábado. Segundo o biólogo Ignácio Moreno, professor de zoologia da Universidade Federal do Rio Grande do Su (Ufrgs), o animal será enterrado na praia após o término da necropsia. Moreno afirmou que a Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) e a prefeitura já entraram em acordo para que a carcaça fique no município. 

Ignácio Moreno afirmou que o objetivo dos biólogos que realizam a necropsia é descobrir o que causou a morte da baleia. "No momento, pensamos em realizar estudos sobre a patologia do animal e o que fez com que ela ficasse tão fraca. Vamos recolher amostras da bexiga, estômago, intestino grosso e rins para que esse trabalho seja feito", explicou. Segundo ele, as amostras serão analisadas pela Faculdade de Veterinária da Ufrgs.

Moreno esclareceu que a iniciativa de dar uma overdose de um anestésico veterinário contribuiu para que o sofrimento do mamífero não fosse prolongado. A substância tóxica foi a mesma aplicada na baleia encalhada entre Capão Novo e Arroio Teixeira em agosto de 2010.

Nessa sexta-feira, um hemograma apontou que a baleia estava muito debilitada e com quadros de anemia e complicações renais. "Era uma fêmea e tinha 7,73 metros de comprimento. Ela era nova, mas não resistiu porque quando encalhou já estava muito fraca.

Segundo o biólogo Moreno,  “a baleia estava muito magra, de certo não comia fazia tempo.” Para ele, numa hipótese preliminar, o mamífero pode não ter acumulado energia suficiente para a migração.

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895