Banco de sangue do GHC precisa de 80 doadores diários para atender a demanda

Banco de sangue do GHC precisa de 80 doadores diários para atender a demanda

Para marcar o Dia Nacional do Doador de Sangue, direção lançou um desafio para aumentar os doaores

Cláudio Isaias

Instituição de saúde recebe uma média de 60 doares

publicidade

Para marcar o Dia Nacional do Doador de Sangue, comemorado nesta terça-feira, o Grupo Hospitalar Conceição (GHC) lançou um desafio aos gaúchos: ampliar os estoques dos bancos de sangue e aumentar o número de doadores voluntários. A assistente social Tatiane Mello da Silva, do banco de sangue do GHC, informou que a iniciativa teve o objetivo de alertar a população para a doação habitual.

Segundo ela, o banco de sangue do hospital necessita de 80 doadores por dia para atender os quatro hospitais - Cristo Redentor, Nossa Senhora da Conceição, Criança Conceição e Fêmina. No entanto, segundo Tatiane Mello, a instituição de saúde tem recebido uma média de 60 doares por dia. “Precisamos de sangue também para os pacientes que realizam tratamento contra o câncer e a leucemia”, explicou. Moradora do bairro Sarandi, a agente comunitária Sílvia Regina dos Santos, disse que doa para familiares, amigos e para quem precisa.  

A doação no banco de sangue do GHC, na avenida Francisco Trein, 596, 2º andar, pode ser feita de segunda a sexta-feira das 7h30min às 17h, exceto feriados. No sábado, das 7h30min às 12h.

O diretor-substituto do Hemocentro, Gerson Luis Basso, informou que os estoques de sangue da instituição atendem leitos do Sistema Único de Saúde (SUS) de 52 hospitais. O Hemocentro, localizado na avenida Bento Gonçalves, 3722, bairro Partenon, em Porto Alegre, funciona de segunda a sexta-feira das 8h às 18h. A Organização Mundial da Saúde (OMS) preconiza que 5% da população de um país doem sangue regularmente para manter os estoques de sangue dos hemocentros. No Brasil esse percentual está entre 2% e 2,5%.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895