Bancos estão fechados, mas supermercados abrem hoje

Bancos estão fechados, mas supermercados abrem hoje

Confira o que abre e fecha no feriadão de Páscoa

Correio do Povo

Supermercados abrem hoje

publicidade

As celebrações da Sexta-Feira Santa e da Páscoa alteram a rotina de serviços e exigem atenção da população gaúcha. Os serviços públicos municipais, estaduais e federais param totalmente nesta sexta-feira e serão retomados na segunda-feira. Os bancos também estão fechados. As contas com vencimento neste período poderão ser pagas na segunda sem acréscimos de juros, em função do fechamento da rede bancária.

Em Porto Alegre, os serviços fundamentais da Prefeitura, como coleta de lixo, esgoto e saneamento, terão atendimento de plantão. Na saúde, os postos da rede de saúde básica estão fechados nesta sexta-feira. A assistência médica seguirá sem interrupção nas unidades de pronto-atendimento 24 horas. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também está disponível pelo telefone 192.

Compras de Páscoa movimentam Capital


Nos supermercados, a movimentação para as compras de Páscoa será grande. Segundo a Associação Gaúcha de Supermercados (Agas), a estimativa é de que 65% das vendas se concentrem entre sexta-feira e domingo. Entre os itens mais procurados estarão os pescados, as bebidas e as caixas de bombons, que são consideradas presentes de última hora. A estimativa é de que sejam comercializadas cerca de 5,3 milhões de unidades. Segundo o presidente da Agas, Antônio Cesa Longo, o ideal é que os clientes se antecipem na compra dos ovos de chocolate para evitar que não encontrem o produto desejado nos últimos dias.

Os clientes devem ficar atentos ainda ao horário de funcionamento dos estabelecimentos. A princípio, na Capital, os supermercados vão abrir normalmente na sexta e no domingo; porém, alguns com horários especiais.

No Centro de Porto Alegre, a população tem até o meio-dia de sexta para comprar na Feira do Peixe. O público terá à disposição 65 bancas. Há inclusive tainhas recheadas, preparadas artesanalmente. Quem estiver no Centro poderá aproveitar para comprar outros ingredientes da refeição no Mercado Público, que também funcionará na sexta.

Dos nove itens mais presentes no tradicional cardápio de Páscoa, sete tiveram redução de preços ou subiram menos do que o IPC-10 (5,47%) entre abril de 2011 e março de 2012, segundo o economista André Braz, da Fundação Getúlio Vargas. A média de aumento desses itens foi de 4,82%, puxada pelo bacalhau, que subiu 8,88%. A couve apresentou maior recuo de preço (-7,75%), seguida de azeite (-5,26%) e azeitona em conserva (-1,25%). O vinho teve menor aumento (0,06%), seguido por chocolates (0,63%), batata (2,36%) e pescados frescos (5,35%).



Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895