Bandeira arco-íris e dos Estados Unidos ficam lado a lado no consulado em Porto Alegre

Bandeira arco-íris e dos Estados Unidos ficam lado a lado no consulado em Porto Alegre

Ato marca data do Dia internacional contra a LGBTfobia, nesta segunda-feira

Christian Bueller

No Dia Internacional contra LGBTfobia, consulado dos EUA hasteia bandeira do arco-íris, em Porto Alegre

publicidade

Para marcar o Dia Internacional contra a Homofobia, Transfobia e Bifobia, o Consulado-Geral dos Estados Unidos em Porto Alegre hasteou, nesta segunda-feira, uma segunda bandeira junto à de seu país, na sua sede, na avenida Assis Brasil. Quem passou pelo local durante todo dia, percebeu, lado a lado, o símbolo maior dos EUA e a bandeira arco-íris, marco da luta contra o preconceito contra as pessoas da classe LGBTQI+.

O ato ocorreu durante a manhã, pelas mãos do cônsul-geral, Shane Christensen, sob aplausos dos presentes. É a primeira vez que a bandeira arco-íris é hasteada no Consulado-Geral dos EUA na Capital, desde a reabertura, em 2017. Este ano, ela também permanecerá erguida ao longo do Mês do Orgulho LGBTQI+, de primeiro a 30 de junho.

A iniciativa teve aprovação da comunidade que transitava pelo local, próximo ao viaduto Obirici. "Temos que parar com a discriminação de uma vez por todas", opinou a balconista Neuza Campos. "Nosso país ainda é preconceituoso. Achei legal", corroborou o motoboy João Rodrigues.

Do inglês "International Day against Homophobia, Transphobia and Biphobia", a data foi criada em 2004 para chamar atenção à violência e discriminação vivenciadas por lésbicas, gays, bissexuais, transgêneros e todos aqueles com diversidade de orientações sexuais e identidades de gênero.

Este dia foi escolhido especificamente para comemorar a decisão da Organização Mundial da Saúde em 1990 de desclassificar a homossexualidade como um transtorno mental. A data representa um importante marco anual global para chamar atenção à situação alarmante enfrentada por essas pessoas. 


publicidade

publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895