Base de Alcântara programa para domingo lançamento de foguete nacional

Base de Alcântara programa para domingo lançamento de foguete nacional

Veículo espacial de médio porte foi inteiramente desenvolvido por técnicos do Brasil

Agência Brasil

Base de Alcântara programa para domingo lançamento de foguete nacional

publicidade

O Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) programou para este domingo, entre 12h e 15h, o lançamento do foguete de médio porte VSB-30. O foguete foi desenvolvido por técnicos brasileiros e levará para testes em ambiente de microgravidade cerca de dez experimentos criados por universidades, institutos de pesquisas e alunos do ensino fundamental que fazem parte dos programas do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE).

De acordo com o coronel engenheiro Eudy Carvalhaes da Costa e Silva, coordenador-geral da operação, grande parte dos experimentos é voltada às áreas de tecnologia e biologia e alguns são diretamente relacionados ao desenvolvimento da atividade espacial. Ele explicou que objetivo da operação é levar os testes a 100 quilômetros de altitude.

“O que interessa nesse lançamento é o tempo que o foguete ficará acima de 100 quilômetros de altitude, que é caracterizado um ambiente de microgravidade”, disse Carvalhaes. Segundo o coordenador, o foguete é projetado para percorrer 250 quilômetros e carregar 400 quilos. O tempo de voo total deverá ser de 18 minutos, incluindo o seu retorno à terra, com um paraquedas.

Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895