Bebê foi vítima do tipo B de meningite bacteriana, confirma Estado

Bebê foi vítima do tipo B de meningite bacteriana, confirma Estado

Menina morreu na segunda-feira em Passo Fundo

Bibiana Borba / Rádio Guaíba

publicidade

O Laboratório Central do Rio Grande do Sul confirmou, nesta quarta-feira, que  o bebê que morreu vítima de meningite em Passo Fundo, no Norte do Estado, foi contaminado pelo tipo B da doença meningocócica. A bactéria causa a forma mais grave da meningite, a única que só tem vacina oferecida pela rede particular de saúde.  Em 2015, a Secretaria Estadual da Saúde já confirmou 19 mortes atribuídas à meningite bacteriana, sendo que esse foi o quinto caso do tipo B. Aimunização contra o tipo C também faz parte do calendário básico do SUS. A vacina quadrivalente (A, C, Y e W) é disponível apenas na rede privada.

A menina Vitória Garbin, de 1 ano e 8 meses, morreu na manhã de segunda-feira e já tinha o diagnóstico confirmado pelo município. A avó da criança está internada com suspeita da doença. Todos os colegas de escola e parentes próximos da vítima receberam tratamento com antibiótico.

Além das 19 mortes neste ano, o total de casos mais agressivos da meningite tratados em 2015, no Rio Grande do Sul, chega a 77. No ano passado, até essa mesma época do ano, o número de casos era de 59, com dez mortes. A doença meningocócica é uma infecção bacteriana aguda, que mata rápido. Já o tipo viral da meningite é tratável sem necessidade de internação e raramente leva a complicações.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895