BikePOA se aproxima de 350 mil viagens desde fevereiro

BikePOA se aproxima de 350 mil viagens desde fevereiro

Operadora estima novo recorde de utilização em setembro

Correio do Povo

BikePOA adotou novo sistema em fevereiro

publicidade

O BikePOA atingiu 342.184 viagens realizadas desde fevereiro deste ano, quando o novo sistema de bicicletas de aluguel começou a funcionar, até o último domingo. Em agosto, foram 61 mil utilizações, mesmo com os muitos dias úmidos, cerração ou tempo fechado, o que pode afastar os usuários. Os números se parecem aos do último mês de maio, quando as laranjinhas foram usadas 62.165 vezes – recorde de uso em um mês desde 2012. Os dados são da Tembici, operadora do sistema, que conta com o apoio do Itaú Unibanco. Porto Alegre conta com 41 estações em pontos diversos da cidade, com 410 bicicletas disponibilizadas para a população.

Os números não só demonstram a aceitação e o aumento de uso do novo sistema, mas também a mudança de comportamento das pessoas. “A estação da Ufrgs mostra, pela média de tempo de uso – 20 minutos – e os dias com mais utilização – durante a semana – que as bicicletas são usadas para deslocamento até o trabalho ou as aulas. Já as estações do Iberê e Gasômetro, com picos no fim de semana e média do aluguel em 50 minutos, são usadas para lazer”, disse o coordenador de Projetos Cicloviários da EPTC, Antônio Carlos Selbach Vigna.

A expectativa é, em setembro, bater novo recorde de viagens, mesmo com previsão, segundo o Metroclima, de retornar a umidade e chuva nos últimos dez dias do mês. “A população abraçou o BikePOA. Com a troca da tecnologia por um sistema mais robusto e moderno, o número de viagens vem crescendo a cada mês. Só em agosto, foram 20% a mais ante julho”, comemora Tomas Martins, CEO da Tembici. “Esse momento é uma demonstração do quanto nós acreditamos na causa da mobilidade urbana e na relevância que as bicicletas podem ter como meio de transporte nas cidades”, destaca Luciana Nicola, superintendente de Relações Governamentais e Institucionais do Itaú Unibanco.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895