Blitz divulga curso gratuito para jovens em busca do primeiro emprego em Porto Alegre

Blitz divulga curso gratuito para jovens em busca do primeiro emprego em Porto Alegre

Objetivo é capacitar mil jovens gaúchos de escolas públicas e direcioná-los ao mercado de trabalho

Felipe Nabinger

publicidade

Capacitar gratuitamente mil jovens gaúchos de escolas públicas e direcioná-los ao mercado de trabalho. Esse é o objetivo do Instituto PROA, que realizou no final de semana a Blitz do Primeiro Emprego na Capital.

No sábado, foi realizada a ação na Praça da Alfândega, região comercial do Centro Histórico e nos portões de acesso ao vestibular Ufrgs. Já neste domingo, a manhã foi para conversar com jovens na orla do Guaíba, junto à pista de skate. À tarde está prevista ainda a ação na Redenção.

“Capacitamos jovens da escola pública que estejam cursando ou tenham terminado o terceiro ano do Ensino Médio. Fazemos toda a preparação socioemocional na parte de autoconhecimento, planejamento de carreira, projeto de vida, comunicação e raciocínio e lógico, encaminhando o jovem para o mercado de trabalho”, explica o coordenador de Marketing do Instituto PROA, Jorge Hohmuth. Além disso, há o acompanhando da vida profissional destes jovens por mais três anos.

As mil vagas disponíveis aos egressos do Ensino Médio ou que estejam concluindo essa etapa na rede pública são voltadas a jovens de 17 a 22 anos, residentes em qualquer cidade do Estado, e o curso tem a duração de três meses.

As inscrições para o curso online e gratuito podem ser feitas até o dia 8 de março no site plataforma.proa.org.br. Ao concluir o curso, os alunos são direcionados a oportunidades oferecidas por empresas parcerias. No estado, a iniciativa tem o apoio do Instituto Cyrela e da Fundação Casas Bahia. 

“Vimos muito potencial nos jovens daqui. São muito interessados e engajados. Encontramos casualmente, durante a blitz, jovens que já estão inscritos no curso. Estamos muito felizes coma receptividade”, afirma Hohmuth. Ele vê o setor de serviços e imobiliários em expansão no Estado, podendo ser uma porta de entrada dos jovens no mercado profissional. 

O Instituto PROA, que completa 15 anos em 2022, foi criado em São Paulo por um grupo de empresários com o objetivo em comum de ajudar jovens com poucas oportunidades a conquistar o protagonismo em suas vidas profissionais.

A Plataforma PROA, capacitando jovens para a conquista do primeiro emprego, está disponível, além do Rio Grande do Sul, para estudantes de São Paulo, Rio de Janeiro e Santa Catarina.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895