Bloco de Luta realiza protesto pelas ruas centrais de Porto Alegre

Bloco de Luta realiza protesto pelas ruas centrais de Porto Alegre

Manifestação teve início em frente ao prédio da Prefeitura

Tiago Medina

Grupo realizou protesto também em terminais de ônibus

publicidade

Centenas de manifestantes do Bloco de Luta Pelo Transporte Público iniciaram uma marcha em protesto contra o aumento da passagem dos ônibus pelas ruas centrais de Porto Alegre. A concentração ocorreu em frente ao prédio da Prefeitura e a caminhada começou no final da tarde desta terça-feira, pouco antes das 18h30min, durando até as 20h, no Largo Zumbi dos Palmares.

Na caminhada, eles saíram em direção à avenida Julio de Castilhos, no Centro, pararam por duas vezes – no terminal Parobé e no Camelódromo. Na sequência subiram a Borges de Medeiros, entraram na rua Demétrio Ribeiro e encerraram a marcha no Largo Zumbi dos Palmares.

O trânsito foi bloqueado em ruas próximas, causando congestionamento. Ônibus não estão passando nos terminais Parobé e no Camelódromo, o que provocou grandes filas nos pontos. Por volta das 19h15min, o serviço começou a ser restabelecido na região. O mesmo ocorreu, mais tarde, com os ônibus do eixo Leste e Sul, que ficam na Borges.

Durante o protesto, alguns dos manifestantes entregam panfletos à população, com a pauta de reivindicações, intitulado “Mais um aumento eu não aguento!”. O informe se posiciona contra o reajuste na tarifa defendendo passe livre a 100% da população. Além disso pede que o Trensurb não seja privatizado e cobra a estatização das empresas de ônibus “sob controle popular”.

Alheio ao transporte, o panfleto ainda manifesta apoio à ocupação Lanceiros Negros, que fica no Centro de Porto Alegre; manifesta solidariedade a “trabalhadores que lutam” e repudia o “ajuste fiscal e os ataques aos direitos do povo pelos governo Dilma, Sartori e Fortunati”. As pautas eram defendidas em cartazes ao longo da passeata.

Organizado pelo Bloco de Lutas, o protesto contou com apoio de militantes de pelo menos PSTU e Psol, além de diversos movimentos sociais e coletivos.

Passagem deve subir até março

Ainda não há uma data definida, tampouco um valor para o aumento da passagem aumentar em Porto Alegre. No começo do mês, o vice-prefeito, Sebastião Melo, projetou que o reajuste deveria ocorrer até março. Questionado sobre o percentual do reajuste, ele falou que ainda não sabe precisar o valor.

O Bloco de Luta

O Bloco de Luta pelo Transporte Público ganhou destaque durante o estouro dos protestos que tomaram o Brasil em 2013, iniciados a partir de manifestações contra o aumento da tarifa de ônibus em Porto Alegre. Durante a efervescência do movimento, o coletivo chegou a ocupar a Câmara dos Vereadores por uma semana, ao lado de outras organizações populares, para pressionar pelas pautas relacionadas à qualidade do transporte público e a transparência nas contas da sua administração.

Depois das grandes manifestações em junho, que ganharam adesão das massas e uma profusão de novas reivindicações, o coletivo Bloco de Lutas seguiu apoiando diversos atos na Capital ligados ao transporte, a mobilidade urbana e movimentos sociais.

*Colaboraram Thamíris Mondin e Daiana Camillo


                                                                                                                                              Imagens: Tiago Medina

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895