BM cumpre reintegração de posse na Vila da Mata, em Porto Alegre

BM cumpre reintegração de posse na Vila da Mata, em Porto Alegre

Prefeitura cedeu área no bairro Jardim Ingá, mas local ainda não está apto a receber as famílias

Correio do Povo e Rádio Guaíba

BM cumpre reintegração de posse na Vila da Mata, em Porto Alegre

publicidade

*Com informações do repórteres Mauren Xavier e Cristiano Soares

A Brigada Militar (BM) e um oficial de Justiça deram início a uma reintegração de posse na Vila da Mata, no Passo das Pedras, zona Norte de Porto Alegre, no início da manhã desta quarta-feira. No local, viviam cerca de 68 famílias, que têm até o final da tarde para sair da área que pertence a uma construtora.

Caminhões e máquinas ajudam na retirada dos pertences dos moradores. Nessa terça-feira, houve uma manifestação pedindo o adiamento da reintegração de posse, já que o local cedido pela prefeitura, no bairro Jardim Ingá, ainda não está pronto para receber as famílias. No entanto, o adiamento foi negado.

A representante dos moradores da Vila da Mata, Laura Machado, afirmou à Rádio Guaíba que as famílias estão saindo pacificamente porque há esta área prometida para onde eles poderão ir em 30 dias, mas lamentou que o adiamento não tenha sido concedido. “A gente vai passar o Natal num local precário, onde todo mundo vai ficar junto, mas esperamos ir logo para esta área onde teremos documento e será definitiva”, disse.

Os moradores estão sendo levados para um centro de convivência, onde ficarão de maneira provisória. Mesmo saindo de forma pacífica, muitos reclamaram da pressão feita por parte dos representantes do terreno. De acordo com os moradores, as casas estavam sendo destruídas antes de todos os pertences serem retirados. Além disso, poucos caminhões teriam sido disponibilizados para as mudanças.

Segundo o coordenador da operação, tenente coronel Egon Kvietinski, não foi registrada nenhuma ocorrência. Foi utilizado um aparato de cerca de 40 militares do 20º Batalhão da Brigada Militar e 60 integrantes do Batalhão de Operações Especiais. A ação teve início às 6h e seguirá até o final da tarde desta quarta-feira.





Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895