BM e Guarda Municipal dispersam protesto de ambulantes com balas de borracha

BM e Guarda Municipal dispersam protesto de ambulantes com balas de borracha

fasfGrupo fez manifestação após apreensões de produtos e equipamentos na Usina do Gasômetro

Samantha Klein / Rádio Guaíba

Grupo fez manifestação após apreensões de produtos e equipamentos na Usina do Gasômetro

publicidade

Um grupo de ambulantes foi abordado por fiscais da Prefeitura de Porto Alegre e agentes da Guarda Municipal com a apreensão de equipamentos, carrocinhas e produtos no final da tarde deste domingo na praça Júlio Mesquita em frente a Usina do Gasômetro. As apreensões são rotineiras e vêm gerando reclamações e protestos. A ação deste domingo terminou com duas pessoas feridas.

Após o recolhimento dos produtos, vendedores realizaram uma manifestação na avenida Presidente João Goulart. Agentes da Brigada Militar e da Guarda Municipal responderam para retirar os manifestantes da via com uso de balas de borracha. Alguns vendedores reagiram jogando pedras contra os policiais.

Um homem que passava pela praça foi atingido por uma bala de borracha no tórax e na mão direita. Um agente da Secretaria do Desenvolvimento Econômico também ficou ferido ao ser atingido por uma pedrada. O funcionário foi encaminhado para o Hospital de Pronto Socorro (HPS).

A vendedora Graciele da Silva Lima reclamou da ação violenta da polícia. “A Brigada é abusada e chegou batendo nas pessoas e atirando balas de borracha”. A ambulante Jéssica Silva Souza, por sua vez, reclama que o protesto é para chamar a atenção da necessidade de espaço para o trabalho dos vendedores.

A Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico foi procurada pela reportagem, mas não se manifestou até o momento. A Secretaria da Segurança informou que a ação de fiscalização não é de sua responsabilidade. Cerca de 20 a 30 homens da Guarda Municipal fazem o monitoramento da orla, segundo a pasta.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895