BM sugere conversa com Prefeitura para evitar fechamento de postos de saúde na Capital

BM sugere conversa com Prefeitura para evitar fechamento de postos de saúde na Capital

Unidade no bairro Teresópolis segue fechada pelo segundo dia consecutivo por questões de segurança

Ananda Müller / Rádio Guaíba

publicidade

De acordo com o comandante de Policiamento da Capital, coronel João Diniz Godói, o aumento no diálogo entre representantes da Brigada Militar (BM) e da Secretaria Municipal de Saúde pode auxiliar para que casos como o d fechamento de unidades de saúde em virtude de falta de segurançaf seja evitado. O posicionamento do coronel se deu após mais três ocorrências de fechamento de Unidades de Saúde da Família (UBSs) em Porto Alegre, motivadas pela insegurança relatada pelos funcionários em função da disputa pelo tráfico em regiões de vulnerabilidade social.

De acordo com Godói, não existe qualquer ordem da Brigada Militar no sentido de orientar o fechamento dos postos. Ele também reforça que as coordenações regionais das unidades de saúde foram apresentadas aos comandantes de unidade da corporação para motivar a troca de informações e garantir a segurança da comunidade.

Já a Secretaria Municipal de Saúde confirmou que não há qualquer ordem expressa partindo da Brigada Militar que oriente o fechamento. Entretanto, a assessoria de comunicação ressaltou que, uma vez que existe uma proximidade entre os servidores da Secretaria e os policiais, recomendações extraoficiais podem ser dadas no sentido do fechamento antecipado ou total das unidades de saúde. A assessoria ressaltou que já existe esse diálogo entre a polícia e os servidores, e que os fechamentos são pontuais, e tomados em caso de situação extrema.

O coronel Godói afirmou ainda que busca uma reunião com o secretário de Saúde de Porto Alegre, Carlos Henrique Casartelli, para reforçar a comunicação entre os órgãos e discutir soluções para a problemática da violência na cidade. Questionado sobre um possível aumento do efetivo nas áreas mais afetadas por fechamentos de postos, escolas e toques de recolher, o comandante disse que cada caso precisa ser estudado em separado.

A unidade de saúde da família Mato Grosso, em Teresópolis, na zona Sul, segue sem data para reabrir, mas a Secretaria estima que os serviços possam voltar a ser normalizados já a partir desta quinta. A UBS Rubem Berta, no bairro de mesmo nome, na zona Norte, e a UBS Vila Vargas, no bairro São José, na zona Leste, reabriram nessa manhã.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895