Bom Princípio Alimentos renova compromisso de estar sempre perto do consumidor

Bom Princípio Alimentos renova compromisso de estar sempre perto do consumidor

Com 25 anos de mercado, empresa conta com um catálogo de mais de 500 produtos

Henrique Massaro

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Promover emoções e sabores aos consumidores em todos os momentos de suas vidas. Mais do que dizer que este é o seu objetivo, a Bom Princípio Alimentos mostrou de perto que o compromisso está em sua essência durante um tour para convidados da imprensa realizado na quinta-feira passada na sua sede, localizada em Tupandi – município vizinho de Bom Princípio, no Vale do Caí.

Na visita, foi possível ver de perto cada detalhe da linha de produção de doces e outros alimentos, mas também características que formam o DNA da empresa fundada há 25 anos e que está sempre tentando surpreender o público com novas experiências.

Atualmente, a Bom Princípio Alimentos conta com um catálogo de mais de 500 produtos. Destaca-se pelas tradicionais chimias e doces de frutas cremosos, mas também pelos doces de leite e por ser a maior marca de produtos de avelã do Brasil, com cremes para todos os gostos.

Há, ainda, produtos das linhas fruits and nuts – como damascos e castanhas – condimentos, conservas e alguns dos grandes diferenciais da empresa, como as linhas de festa, que oferecem gostosuras como brigadeiro, beijinho e cajuzinho direto do pote. Outro exemplo é a linha de recheios em formato de bisnaga, lançada em 2017, que se tornou um case de sucesso entre as confeitarias pela praticidade de manuseio.

O olhar próximo para as necessidades do consumidor e a vontade de estar sempre se reinventando está na essência da empresa desde sua fundação. O diretor presidente Alexandre Ledur, um dos fundadores da Bom Princípio Alimentos ao lado de Jandir Lunkes, trabalhou por sete anos na Parmalat após se formar em Química.

Na marca italiana, entusiasmou-se, sobretudo, com os investimentos em marketing que, na década de 1990, conquistavam o público com seus ursinhos de pelúcia. “Não estavam trazendo somente produto, estavam trazendo sentimentos para as pessoas. Isso reverberou muito bem e me despertou o desejo de ter meu próprio negócio, de empreender. Hoje, estamos aí com a Bom Princípio Alimentos e trazendo cada vez mais produtos para estarmos presentes em cada vez mais momentos na vida das pessoas”, explica.

Os primeiros passos foram dados em 1995 e, em 2 de janeiro de 1996, a Bom Princípio Alimentos estava inaugurada, inicialmente com sede no município que lhe deu nome, produzindo mil potes por mês apenas para o mercado local e se destacando pelas chimias de figo, goiaba, abóbora, banana e uva. Dois anos depois, a produtividade cresceu 400% com a contratação dos primeiros representantes e, já no ano 2000, a produção chegou a 50 mil potes por mês.

Em 2001, a fábrica foi ampliada para 1,6 mil metros quadrados, houve a criação do depósito e da fábrica de doce de leite. Com o aumento da participação no mercado, a Bom Princípio também foi se tornando parceira de outras empresas. Em 2006, passou a produzir, por exemplo, todo o doce de leite da Santa Clara. Também olhou para o mercado fora do Rio Grande do Sul, onde a demanda do setor de casas de festas era grande, e passou a produzir os doces direto do pote. No mesmo ano, a fábrica seguiu aumentando, chegando a 2,6 mil metros quadrados.

Em 2007, a empresa seguiu expandindo e saiu de Bom Princípio, migrando para o município próximo de Tupandi, inaugurando a fábrica de 4 mil metros quadrados. O crescimento continuou e, em 2010, o espaço chegou a 6 mil metros quadrados, produzindo 300 mil potes por mês.

Crescimentos 

A entrada na nova década foi marcada por consolidação da marca e, novamente, por crescimento. Ocorreram investimentos importantes, como troca de design, automatização do setor de conservas, aumento do depósito e a chegada a marca de mais de um milhão de potes produzidos mensalmente. Desde 2019, a empresa tem cerca de 13 mil metros quadrados de área construída e está presente em todo o Brasil. São 220 colaboradores diretos e, entre trabalhos diretos e indiretos, conta com 1,2 mil famílias atuando.

Em 2021, a empresa foi certificada com a norma FSSC 22000, sistema de segurança de alimentos baseado na norma internacional ISSO 22000 e complementada por outras normas técnicas. No dia 28 de outubro deste ano, após meses de tratativas, a Bom Princípio realizou sua primeira exportação para a República Dominicana e está em negociações com outros países. A projeção é de que, em 2024, 5% do faturamento da empresa seja de exportação. Além disso, durante o tour para jornalistas na última quinta-feira, foi adiantado em primeira mão que a empresa seguirá expandindo, aumentando a área construída para os setores administrativo e de logística.

Para o verão 2022, já está confirmado o lançamento da linha geleia + fibras, nos sabores uva com açaí e passas, figo com chia, goiaba com beterraba e limão, abacaxi com hortelã e gengibre, e morango com amora e chia. “Desde o início, há 25 anos, nosso objetivo sempre foi crescer 25% ao ano, para, junto com isso, desenvolvermos as pessoas e as famílias que estão conosco, e, a mesmo tempo, conseguirmos envolver cada vez mais os nossos consumidores a conhecer a Bom Princípio Alimentos”, afirma Ledur.


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