Bombeiros controlam incêndio no Mercado Público

Bombeiros controlam incêndio no Mercado Público

Com apoio de unidades do interior, bombeiros trabalham no rescaldo do prédio

Correio do Povo

Incêndio atinge Mercado Público de Porto Alegre

publicidade

Após quase duas horas de combate as chamas, o incêndio que atingiu o Mercado Público de Porto Alegre foi controlado, de acordo com o Corpo de Bombeiros. Unidades de Eldorado do Sul, Canoas e Charqueadas se deslocaram à Capital para ajudar na ocorrência, que iniciou por volta das 20h30min. Não houve vítimas, porém grande parte do telhado foi queimado, em especial do quadrante da avenida Júlio de Castilhos.

• Veja galeria de imagens
• Para Fortunati, Capital não está preparada para grandes incêndios
• Michels garante que não faltou efetivo ao Corpo de Bombeiros

O chefe da Polícia Civil gaúcha, delegado Ranolfo Vieira, pediu uma perícia com urgência no prédio, que deve iniciar às 9h deste domingo. Uma avaliação estrutural foi requerida pela Defesa Civil Municipal. O secretário de Segurança Pública, Airton Michels, estimou que 70% do Mercado Público foi salvo das chamas, que se concentraram no segundo andar e não atingiram o térreo.

O incêndio deste sábado foi o quarto na história do Mercado Público. Os anteriores ocorreram em 1912, 1972 e 1979 – o prédio também resistiu à enchente de 1941. O secretário da Smic afirmou à Rádio Guaíba que o Plano de Proteção e Combate a Incêndio do prédio – do qual o Município é responsável – estava sendo “encaminhado”. Ele ficou de confirmar a informação na segunda-feira. Pouco antes, o prefeito José Fortunati afirmou que os extintores haviam sido trocados no último mês. 

Fortunati pedirá ajuda a Dilma e Tarso lamenta incêndio 

O prefeito José Fortunati, que já tinha uma agenda marcada com a presidente Dilma Rousseff às 15h da próxima segunda-feira em Brasília, disse que iria incluir na pauta um pedido de ajuda na recuperação do prédio, inaugurado em 1869. Neste domingo, ele irá se reunir com os permissionários do Mercado. Segundo a prefeitura, 111 estabelecimentos funcionam no local.

De Portugal, o governador Tarso Genro foi informado do incêndio pelo chefe da Casa Civil, Carlos Pestana. Tarso disse a ele que lamentava o incidente e que autorizou que providências fossem tomadas. O vice-governador, Beto Grill, esteve no local.

Risco de intoxicação

As chamas atraíram centenas de pessoas, que assistiram a ação dos bombeiros. A Defesa Pública solicitou que eles saíssem em razão da possibilidade do risco da intoxicação. Via interent, o cheiro de fumaça foi relatado por diversos leitores do Correio do Povo em muitos bairros da Capital.  

Veja vídeos do início do incêndio no Mercado:







Informações dos repórteres Danton Júnior, Laion Espíndula, Luís Sérgio Dibe, Mauro Schaefer, Paulo Roberto Tavares e Tiago Medina (Correio do Povo); Dico Reis, Gabriel Jacobsen, Luciano Nagel e Mário Lima (Rádio Guaíba)

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895