BR 448 poderá ter pedágio até o fim deste ano
Estimativa leva em conta o fato de que rodovia não tem grande obra ainda a ser feita
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“A BR 448 está pronta, não teria hoje nenhuma obra fundamental de melhoria nela, claro, só uma questão de intersecção, melhorias de acesso, mas que está já no plano de exploração. Então, ela imediatamente pode passar para concessão. O que está na verdade controlando o prazo é o fim da concessão da Concepa na freeway, que acaba agora no início de julho. Acredito que a licitação está correndo com essa perspectiva. No momento que consiga concluir até esse período, a BR 448 não teria problema nenhum de passar junto para a concessão”, explicou o superintendente.
No caso de trechos da BR 290, porém, a concessão só deve migrar em aproximadamente três anos, quando quatro trechos do trajeto entre Eldorado do Sul e Pantano Grande tiverem suas obras de duplicação concluídas. Atualmente, esse trecho é administrado pela União. Silva admitiu a estimativa na demora em decorrência da falta de recursos da União. “Estamos em um ritmo bem lento, não estamos no máximo por uma questão de recursos mesmo”, disse.
A informação foi revelada hoje pelo superintendente, após a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) divulgar, ontem, mudanças no Plano de Concessões de Rodovias Federais para o Rio Grande do Sul, principalmente no que atinge as duas rodovias citadas.
A ANTT divulgou nessa terça-feira mudanças que devem ser feitas no Plano de Concessão de Rodovias Federais para o Rio Grande do Sul e marcou as datas das audiências públicas para discutir o tema. A primeira será para discutir o modelo de concessão ocorrerá no dia 16 de fevereiro, das 14h às 18h, no auditório do Serviço Social do Transporte (Sest), no bairro Humaitá, em Porto Alegre. A segunda será no dia 23 de fevereiro no mesmo horário, mas na sede da ANTT, em Brasília.