Brasil lança plano para enfrentar grandes vazamentos de petróleo

Brasil lança plano para enfrentar grandes vazamentos de petróleo

Atualização tecnológica para emergências aparece após leilão do campo de Libra

AFP

Brasil lança plano para enfrentar grandes vazamentos de petróleo

publicidade

O governo brasileiro lançou, nesta terça-feira, um plano de emergência contra grandes vazamentos de petróleo no mar, um dia depois do leilão de licitação do campo de Libra, o primeiro do pré-sal e maior reserva petrolífera do país. O plano detalha a atuação coordenada pelo governo diante de um eventual vazamento maciço no mar e implicará o uso da "melhor tecnologia", informou a ministra de Meio Ambiente, Izabella Teixeira.

"Não significa que estávamos completamente desassistidos até agora. Havia sistemas de emergência que as empresas devem atualizar para fazer qualquer exploração", explicou o ministro das Minas e Energia, Edison Lobão. O plano foi lançado exatamente um dia depois de o governo licitar o campo gigante de Libra, o maior do país e o primeiro da camada do pré-sal, situada entre 5 e 7 km de profundidade, debaixo de uma grossa camada de sal, descoberta em 2007.

Antes do leilão, muitos criticaram a inexistência de um plano de contingência em caso de vazamento, previsto em lei do ano 2000. O Brasil explora boa parte de seu petróleo em alto-mar, mas as novas jazidas estão a uma profundidade ainda maior. O plano pretende evitar acidentes e vazamentos maciços em alto-mar, como o ocorrido no Golfo do México em 2010.

Em novembro de 2011, o campo do Frade, a bacia de Campos sofreu um vazamento de mais de 3 mil barris, em uma área situada 370 km a noroeste do litoral do Rio de Janeiro. Após multas milionárias, em setembro passado a Justiça chegou a um acordo com a americana Chevron e a suíça Transocean, responsabilizadas pelo vazamento, para encerrar as ações judiciais.


Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895