Brigada apreende mais de 1,5 tonelada de camarão neste mês

Brigada apreende mais de 1,5 tonelada de camarão neste mês

Comando Ambiental divulgou resultado da Operação de Combate à Pesca Ilegal

Paulo Roberto Tavares / Correio do Povo

publicidade

O Comando Ambiental da Brigada Militar (CABM) divulgou, na tarde desta segunda-feira, o resultado da Operação de Combate à Pesca Ilegal, no estuário da Lagoa dos Patos. De 6 de janeiro até o último domingo, foram apreendidos 1.542,5 quilos de camarão, 80 quilos de siri, 2.145 metros de redes (entre aviãozinhos, coca, arrasto, berimbau e tarrafa).

Durante o período, o CABM prendeu 46 pessoas, sendo três menores apreendidos, além de 15 embarcações apreendidas, 45 unidades entre liquinhos de GLP e baterias – que são utilizados como fonte de luz para atrair o camarão para armadilha – e seis veículos apreendidos com material de pesca, entre outros objetos.

O CABM destacou que mesmo com fim do período de Defeso - época da reprodução dos crustáceos -, em 31 de janeiro, as fiscalizações do Pelotão Ambiental de Rio Grande vão continuar na Lagoa dos Patos. A atenção será direcionada ao transporte do pescado, que somente está autorizado com guia do produtor e o veículo equipado com instalações de frio adequadas.

As operações seguirão também processo embarcado, visando a malha da rede (aviãozinho) que deve ser superior a 24 milímetros e verificar se o pescador é habilitado para o exercício legal da profissão, bem como proibir o transporte e comercialização do camarão rosa.

Operação no fim de semana apreendeu 381 quilos de camarão

Na operação desse domingo, foram apreendidos 381 quilos de camarão, que se encontravam em três veículos na Estrada do Leonídio, em Rio Grande. Três pessoas foram presas que responderão processo por crime ambiental. O camarão apreendido foi encaminhado ao programa “Mesa Brasil do Sesc” e foram doados a sete entidades assistências cadastradas no programa. Os animais foram inspecionados pela Vigilância Sanitária local. Desde o início da operação, 21 instituições já foram beneficiadas com a doação do camarão.

Para maiores esclarecimentos ou denúncias as pessoas podem ligar para 32354702. O plantão é 24 horas por dia.

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895