Brigada Militar cumpre reintegração de posse em Tapes nesta quarta

Brigada Militar cumpre reintegração de posse em Tapes nesta quarta

Parte do efetivo da BM da Capital vai reforçar a operação

Bibiana Borba / Rádio Guaíba

Integrantes do MST foram notificados no dia 17 deste mês

publicidade

Após reunião da Brigada Militar em Tapes, foi confirmada para o início da manhã desta quarta-feira a operação de reintegração de posse da Fazenda Guerra, ocupada há cerca de duas semanas pelo Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST). O tenente-coronel Mário Ikeda, titular do Comando de Policiamento da Capital (CPC), confirmou que 300 homens serão deslocados para reforçar o efetivo da região. A desocupação da área de mais de 7 mil hectares já havia sido autorizada pela Justiça, mas a BM alegou falta de efetivo para a ação.

Mais de 1,8 mil manifestantes ocuparam a área em mobilização motivada pelo Abril Vermelho, que lembra o massacre de 19 sem-terras em Eldorado dos Carajás, em abril de 1996. O MST também sustenta que os proprietários da fazenda Guera cometem crime ambiental pelo plantio de eucalipto e pinus à beira da Lagoa dos Patos. As irregularidades não foram confirmadas, até agora, por autoridades ambientais.

Não houve conflito com a polícia, na área, desde o dia da tomada das terras. Segundo o MST, a família de caseiros abandonou a fazenda ao perceber a aproximação dos manifestantes.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895