Brigada Militar entrega presentes de Natal para crianças de Alvorada
capa

Brigada Militar entrega presentes de Natal para crianças de Alvorada

Em parceria com escola do bairro Umbu, Corporação adotou cerca de 500 cartinhas

Por
Eduardo Amaral

Em parceria com escola do bairro Umbu, Corporação adotou cerca de 500 cartinhas

publicidade

Brinquedos, comida, uma volta em uma viatura, eram parte dos pedidos entregues ao 24ª Batalhão da Polícia Militar (BPM), de Alvorada, na região Metropolitana. Os brigadianos da cidade foram além do trabalho policial e adotaram cerca de 500 cartinhas de crianças carentes, em parceria com a Escola Salvador Jesus Cristo. No calor de mais de 30º o soldado Leonardo Garcez entregava na tarde desta quarta-feira os presentes às crianças do bairro Umbu vestido de Papai Noel, acompanhado de outros colegas de batalhão.

Além de brinquedos, não foi difícil ver cestas básicas sendo entregues em um dos bairros mais pobres da cidade. Em meio ao lixo jogado nas vias, o barro acumulado na rua de chão batido mesmo sem chuva, as crianças aguardavam ansiosamente seus nomes serem chamados e ver o pedido atendido. Uma a uma elas recebiam o presente aguardado, e muitas emocionadas não esperavam chegar em casa para abrir o embrulho.

O convite da direção da Escola Salvador Jesus Cristo para que a Brigada atuasse junto no projeto de adoção das cartinhas foi muito bem recebido pelos policiais. A parceria integra um projeto iniciado em maio pela Brigada da cidade, que desde então realiza diversas ações sociais nas comunidades carentes de Alvorada, cidade que carrega o estigma da violência. Comandante do 24º BPM, o capitão Juliano Marques Araújo, destaca que o trabalho social está ajudando a população a mudar a imagem sobre a corporação. “É uma grande mudança de paradigma que está acontecendo no município, hoje a população que mora em áreas de vulnerabilidade social vê a polícia como uma mão amiga e não um órgão repressor, e isso é o mais importante para nós”

Araújo avalia que a própria Brigada fica mais perto da população, e na troca de experiências também os profissionais acabam aprendendo. “Isto é tão importante para quem recebe e para quem participa, é um bem imensurável, fazer o bem a quem precisa, e essa é a missão de Brigada.” Ele também chama atenção para a variedade e simplicidade de muitos dos pedidos atendidos. “São pedidos dos mais variados possíveis, desde comida, brinquedos, até uma volta em uma viatura.”

Diretora há quatro anos da Escola Salvador Jesus Cristo, Sara Penteado, ressalta o impacto que o trabalho tem na vida dos estudantes. “É uma realização poder fazer algo, mesmo que tão pequeno, por alguém. É um sentimento de realização e dever cumprido, porque acho que essa é a missão do professor: ajudar e formar cidadãos melhores.” Nesta quarta foram entregues presentes em cinco locais, para quinta-feira estão previstas mais duas ações nas quais o soldado Garcez vai novamente trocar a farda pela roupa de Papai Noel.