Bugio-preto é o mais novo morador do Gramadozoo

Bugio-preto é o mais novo morador do Gramadozoo

Filhote nasceu com 125 gramas e ficará agarrado à mãe até os 24 meses

Correio do Povo

Bugio-preto é o mais novo morador do Gramadozoo

publicidade

O Gramadozoo ganhou mais um ilustre morador. Depois de 190 dias de gestação, nasceu no dia 15 de abril, um filhote de bugio-preto. Com 125 gramas, o pequeno macaco é o décimo integrante da família de bugios que habita o parque zoológico de Gramado. O filhote fica o tempo todo pendurado na barriga da mãe.

Segundo o veterinário Renan Stadler, da equipe do Gramadozoo, a cria ficará agarrada a fêmea até os 24 meses. “O nascimento em cativeiro comprova o bem-estar animal. Se a família não estivesse totalmente adaptada, as fêmeas não reproduziriam”, afirma o veterinário.

O filhote tem a pelagem amarelada – o mesmo tom da mãe. Conforme Stadler, a coloração mais clara é uma forma de camuflagem e proteção. A cor é definida, de fato, quando eles atingem a maturidade. “Os machos da espécie são pretos, mas a definição da cor ocorre na fase adulta. Os bugios jovens e as fêmeas são amarelados”, diz

Stadler explica que o bugio-preto não é uma espécie que está ameaçada de extinção. No entanto, sua população tem diminuído consideravelmente a cada ano devido ao desmatamento e à degradação do meio ambiente. O veterinário ressalta que a vida dos bugios também está ameaçada por muitas pessoas acreditarem que eles são transmissores da febre amarela. “O bugio é sentinela da febre amarela. É o nosso anjo da guarda”, frisa.

Para o veterinário, existe muita confusão em torno dos bugios. Em locais com foco de febre amarela, as primeiras vítimas do mosquito transmissor da doença são os animais da espécie. “O bugio não transmite a febre a amarela. Somente o mosquito é capaz de transmitir a doença. Assim como nós, ele é uma vítima porque é picado pelo mosquito. O bugio é um importante aliado na identificação de focos da doença”, explica.


Filhote nasceu com 125 gramas e ficará agarrado à mãe até os 24 meses | Fotos: Sofia Fioreze / Divulgação Gramadozoo

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895