Câmara da Capital deve votar nesta tarde projetos sobre ciclovias

Câmara da Capital deve votar nesta tarde projetos sobre ciclovias

Obrigatoriedade de investimento de 20% da arredacação de multas em ciclovias divide opiniões de vereadores

Gabriel Jacobsen / Rádio Guaíba

Câmara da Capital deve votar nesta tarde projetos sobre ciclovias

publicidade

Após dois adiamentos, devem ser votados nesta tarde dois projetos que tratam da obrigatoriedade de investimento em ciclovias na Capital. O primeiro deles é de autoria do vereador Marcelo Sgarbossa (PT) que cria o Fundo Municipal de Gestão do Plano Diretor Cicloviário Integrado (PDCI) e mantém o repasse de 20% dos recursos das multas de trânsito para construção de ciclovias e educação no trânsito. O segundo é o projeto enviado pela Prefeitura, propondo a criação do Fundo Municipal de Apoio à Implantação do Sistema Cicloviário (Fmasc), retirando a obrigatoriedade e propondo outras fontes de recursos.

O líder do governo na Câmara, vereador Airto Ferronato (PSB), afirma que não houve acordo para votação nesta tarde entre os aliados, mesmo após os adiamentos. Segundo ele, a expectativa é de apoio ao projeto da Prefeitura e da emenda do vereador Cássio Trogildo, que obrigaria o poder público a investir recursos proporcionais aos 20% das multas, mas retirando o valor do orçamento geral do município.

Já o petista defende o seu projeto afirmando que o orçamento é disputado por diversas secretarias, o que poderia reduzir o investimento em ciclovias. Segundo ele, também é importante relacionar os investimentos em educação de trânsito diretamente com a aplicação de multas aos motoristas.

A EPTC garante que já existem recursos suficientes para a construção de ciclovias e que a ideia do projeto é constituir um fundo para os projetos em elaboração. Porto Alegre tem pouco mais de 20 km de ciclovias, enquanto o Plano Diretor Cicloviário Integrado projeta cerca de 400 km.

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895