Câmara de Porto Alegre aprova isenção da tarifa de água para usuários da tarifa social

Câmara de Porto Alegre aprova isenção da tarifa de água para usuários da tarifa social

Decisão vai beneficiar 30 mil famílias nos meses de abril, maio e junho de 2020

Correio do Povo

PL foi votado em sessão virtual nesta quinta-feira

publicidade

A Câmara de Vereadores de Porto Alegre aprovou, em sessão virtual nesta quinta-feira, o Projeto de Lei que estabelece a isenção da tarifa das tarifas de água e esgoto aos consumidores beneficiados da tarifa social em Porto Alegre. A decisão abrange 30 mil famílias gaúchas pelos meses de abril, maio e junho de 2020, período projetado como o mais severo da pandemia de Covid-19. A medida foi aprovada por unanimidade.

Conforme o prefeito Nelson Marchezan Júnior, o impacto financeiro da proposta é estimado em R$ 2.564.100,22 a cada mês. Na justificativa do projeto, o chefe do Executivo argumenta que as medidas de distanciamento social imprescindíveis para o controle da pandemia, como a proibição do funcionamento de shopping centers, estabelecimentos comerciais, de serviços, industriais e da atividade de construção civil, bem como a suspensão de aulas e o cancelamento de eventos, “implicarão em impacto na economia da cidade e, por consequência, na renda das famílias, principalmente daquelas que obtêm seu sustento dos serviços e atividades suspensos”.

O prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan Jr, usou sua conta no Twitter para agradecer a decisão dos vereadores. "Agradeço aos vereadores por terem compreendido o momento atual que vivemos e aprovado o nosso Projeto de Lei que isenta das tarifas de água e esgoto os consumidores beneficiados pela tarifa social, entre os meses de abril, maio e junho de 2020", escreveu. 

Das cinco emendas aptas à votação, quatro foram retiradas (emendas 1, 3, 4 e 5). A emenda 2, de autoria do vereador Roberto Robaina (Psol), foi rejeitada. A proposta segue agora para sanção do prefeito.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895