Câmara de Porto Alegre recebe etapa da Conferência Nacional de Saúde Mental

Câmara de Porto Alegre recebe etapa da Conferência Nacional de Saúde Mental

Etapa municipal do evento abordou a luta antimanicomial,

Christian Bueller

publicidade

No último dia do Fórum das Resistências em Porto Alegre, a Câmara Municipal recebeu, neste sábado, o ato de mobilização para a 5ª Conferência Nacional de Saúde Mental, que ocorrerá em novembro deste ano. A etapa municipal do evento abordou a luta antimanicomial, movimento social pelos direitos das pessoas em sofrimento mental. A data de reflexão da causa é 18 de maio.

Os trabalhos foram conduzidos pela integrante da mesa diretora do Conselho Nacional de Saúde (CNS) e secretária-geral da Federação Nacional dos Psicólogos (Fenapsi), Fernanda Magano. “Tivemos, além de trabalhadores e representantes da sociedade civil, um número representativo de usuários de serviços de saúde mental e familiares”, relatou. Segundo ela, a voz ativa sobre o tema pertence a quem necessita dos cuidados. As etapas estaduais ocorrem até 30 de junho.   

A 5ª Conferência Nacional de Saúde Mental tem como tema “A Política de Saúde Mental como Direito: pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS”. A atividade acontece após mais de dez anos desde a última conferência na área, realizada em 2010.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895