Cães são retirados de prédio abandonado em Porto Alegre

Cães são retirados de prédio abandonado em Porto Alegre

Animais foram encontrados desnutridos e machucados

Marcos Koboldt / Rádio Guaíba

No total, 28 cães de guarda foram encontrados no local

publicidade

Os 28 cães de guarda encontrados em um prédio abandonado na rua Voluntários da Pátria, em Porto Alegre, foram retirados do local por uma equipe da Secretaria Especial dos Direitos dos Animais (Seda) nesta sexta-feira. Os animais foram flagrados na tarde dessa quinta-feira em condições precárias - desnutridos e machucados.

Doze deles, sendo três filhotes, foram encaminhados para a Associação Pró-Bixo Gaúcho, localizada na zona Sul da Capital. Conforme informações da Seda, as despesas serão custeadas pela empresa de vigilância Delta Cão - que seria a responsável pelo prédio onde estavam os animais. A Brigada Militar (BM) redigiu dois Termos Circunstanciados - um de maus tratos e desobediência e outro de alvará de funcionamento vencido.

O flagrante ocorreu depois que a Procuradoria Geral do Município (PGM) esteve no local na quarta-feira para uma fiscalização de dívidas fiscais. Muitos animais estavam feridos, presos a cordas e correntes. A reportagem da Rádio Guaíba tentou entrar em contato com a Delta Cão, mas não obteve retorno.

No final do mês de março, a Assembleia Legislativa aprovou por unanimidade o projeto de lei que proíbe o aluguel de cães para serviços de vigilância no Rio Grande do Sul. O texto aguarda sanção do governador Tarso Genro. As empresas terão o prazo de um ano para finalizarem os contratos com as empresas de segurança. Até lá, a lei recomenda que os cães de guarda sejam esterilizados e identificados.

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895