Cachoeirinha confirma quarto caso de meningite

Cachoeirinha confirma quarto caso de meningite

Prefeitura decretou situação de emergência e aulas da rede municipal estão suspensas

Fernanda Bassôa

publicidade

A Prefeitura de Cachoeirinha confirmou na tarde desta quinta-feira o 4º caso de meningite bacteriana (meningocócica). Um rapaz de 17 anos, morador do bairro Jardim Betânia, está internado no Hospital Padre Jeremias há dois dias e, segundo informou o secretário de saúde do município, Amir Selaimen, o quadro é estável. Ainda na quarta-feira a Prefeitura decretou situação de emergência e resolveu suspender as aulas em toda a rede municipal de ensino fundamental, que atende cerca de 9 mil alunos.

“A situação de emergência é uma justificação junto a Lei de Responsabilidade Fiscal, pois está gerando custos para a cidade. O fato de haver um surto comunitário no bairro obrigou a mobilização e o envolvimento de mais de 100 pessoas. Só da área da saúde são 80 agentes. O restante condiz a segurança (Guarda Municipal e Brigada Militar) e o pessoal da limpeza”, explica Selaimen.

Segundo ele, seis equipes já foram montadas para que haja um atendimento adequado e responsável nos locais de vacinação. “Serão três equipe trabalhando na Escola Municipal Alzira Silveira Araújo; uma no posto de saúde, outra no CTG e um sexto grupo que estará a postos no Ginásio.” O secretário acredita que as 6 mil doses da vacinação cheguem até sábado. “Até agora, contabilizamos dois óbitos e duas internações. A menina de 12 anos está bem, mas segue em atendimento no Hospital Conceição, na Capital.”

Selaimen volta a salientar que a vacinação será restrita à comunidade do bairro Jardim Betânia, entre crianças e jovens de 12 meses de vida à 19 anos, 11 meses e 29 dias. “A vacinação está prevista para acontecer das 9h às 16h e é mais uma medida para prevenir o contágio de novas pessoas.” Quanto as aulas, a suspensão na rede municipal vai até 17 de julho. No dia 20, inicia o recesso de inverno. Na prática, a rede municipal de ensino fundamental só voltará às atividades no dia 3 de agosto. A rede estadual de ensino também confirmou a suspensão das aulas em suas 14 escolas.

Manifestantes interrompem ERS 118
Cerca de 30 pessoas protestam bloqueando parcialmente a ERS 118, na altura do km 11, no bairro Canarinho. De acordo com o Grupo Rodoviário da Brigada Militar (GRBM) de Gravataí, o grupo exige a presença de representantes da Prefeitura para liberar o local. Eles temem contágio de meningite, em função da proximidade com o bairro Jardim Betânia, onde quatro casos confirmados da doença já foram registrados, que resultaram em duas mortes.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895