Cai número de acidentes com morte nas madrugadas de Porto Alegre

Cai número de acidentes com morte nas madrugadas de Porto Alegre

Dados do Detran apontam redução de 27% no período da madrugada em Porto Alegre

Correio do Povo e Rádio Guaíba

Resultados foram apresentados pelo Detran/RS

publicidade

O comportamento dos condutores de Porto Alegre no primeiro ano de atuação da Operação Balada Segura. Dados do balanço divulgado pelo Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Sul (Detran/RS) nesta quinta-feira mostram que houve uma redução de 17% dos acidentes e 31% das mortes no primeiro ano da operação (de 4 de fevereiro 2011 a 4 de fevereiro de 2012) em relação ao período anterior.

Foram 18 acidentes com 22 mortes no período imediatamente anterior ao período de atuação da Balada, e 15 acidentes com 15 mortes neste primeiro ano da Operação. A análise considera as madrugadas de sábado e domingo na primeira fase, que se estendeu de fevereiro a setembro de 2011; e as madrugadas de quinta a domingo na segunda fase, de setembro a fevereiro deste ano.

No período anterior a Balada Segura, a proporção de acidentes com vítimas fatais nos turnos em que acontecem as blitze era de 37%. No ano da operação, essa proporção passou para 27%, uma redução de 27%. A proporção de vítimas fatais no período anterior às blitze era de 40%, passando a 27% neste ano da operação (redução de 33%).

 Desses, 1,2 mil foram autuados por dirigirem alcoolizados. Segundo o diretor-presidente do Detran, Alessandro Barcellos,  a faixa etária com mais autuações relacionadas à embriaguez no trânsito é de 21 a 35 anos, que representa 59% do total.

Em dezembro, o ônibus C4 passou a circular pela região onde se concentram as casas noturnas da cidade. A linha funciona das 22h às 4h40min e passa pelos bairros Moinhos de Vento, Cidade Baixa, Bom Fim e Centro.

Este ano, a Balada Segura estreou nas praias gaúchas, onde são realizadas blitze diárias. O objetivo é estender o programa a Canoas, onde agentes já realizaram treinamento, e municípios do Interior do Estado.


Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895