Cai para 142,4 mil o número de locais sem luz no RS após temporal

Cai para 142,4 mil o número de locais sem luz no RS após temporal

Queda de energia provoca falta d'água em diversos pontos da Região Metropolitana e do Vale do Sinos

Maria Eduarda Fortuna/Rádio Guaíba

publicidade

Caiu, na noite desta terça-feira, para 142,4 mil o número de clientes sem luz no Rio Grande do Sul. Mais de 645 mil pontos chegaram a ficar desabastecidos devido ao temporal dessa madrugada, que derrubou árvores e postes, danificando seriamente a rede elétrica em alguns pontos.

Na área de concessão da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE), cerca de 64,9 mil residências permaneciam sem energia elétrica às 22h. Na Região Metropolitana há 32,8 mil pontos inoperantes. Ainda são atingidos 9,5 mil na região de Pelotas, 10 mil no Litoral Norte, 8,7 mil na Campanha e 3,9 mil na região de Camaquã.

Já na área de abrangência da AES Sul, o número de clientes sem luz caiu para 57 mil. A Rio Grande Energia (RGE) registra 20,5 mil clientes afetados, principalmente nas regiões das Missões, Serra, Metropolitana e Encosta Superior do Nordeste, Alto Jacuí e Vale do Paranhana.

Operadoras de telefonia também foram afetadas

Pelo menos nove mil usuários de telefone fixo da Oi ficaram sem o serviço, sobretudo na Capital e em São Sepé. A falta de energia também deixou sem serviço os clientes da NET e da Vivo. A operadora de TV e Internet por assinatura negou ter registrado avarias de monta no sistema e fala que depende do retorno da energia elétrica para normalizar o sinal. A Vivo também informou que o restabelecimento dos sistemas depende do retorno da luz. Os problemas atingem moradores do Sul do Estado, do litoral e da região Metropolitana.

Falta de energia deixa moradores sem água

A falta de energia elétrica ainda interrompe o abastecimento de água em cidades das regiões Metropolitana e Vale do Sinos: Alvorada, Viamão, Cachoeirinha (bairro Nova Cachoeirinha), Gravataí (bairro Morada do Vale), Sapucaia do Sul (parte da cidade). Em Canoas, Eldorado do Sul, Guaíba, Igrejinha e Três Coroas, Nova Santa Rita e Sapiranga, onde a luz já voltou, o abastecimento deve ser normalizado durante a noite.

Devido à falta de energia elétrica, o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) confirmou o risco de interrupção no abastecimento de água nos bairros abastecidos pelas estações de tratamento de água Tristeza, Belém Novo, Ilha da Pintada e estações de bombeamento de água tratada São Luiz, Cristiano Fischer, Santa Tereza I, II, e III, São Jorge I, Belém Velho II, Vila dos Sargentos, Brasília, Juvenal Cruz, Balneários, Praça Moema, Manoel Elias I e Lomba do Sabão. Não há previsão exata para que os sistemas se normalizem.


Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895