Caminhada pela conscientização do autismo movimenta Parque da Redenção

Caminhada pela conscientização do autismo movimenta Parque da Redenção

Pais, crianças, amigos e simpatizantes da causa vestiram roupas na cor azul

Cláudio Isaías / Correio do Povo

Dia Mundial do Autismo é celebrado no dia 2 de abril

publicidade

Uma caminhada no Parque da Redenção marcou neste domingo as atividades da 3ª edição do Dia Mundial de Conscientização do Autismo em Porto Alegre. Pais, crianças, amigos e simpatizantes da causa vestiram roupas na cor azul, alusiva ao autismo. Durante a ação foi realizada recreação para as crianças e venda de camisetas.

O Dia Mundial do Autismo é comemorado no dia 2 de abril. Durante o domingo, voluntários do Instituto Autismo & Vida prestaram informações sobre a síndrome aos frequentadores em uma tenda montada no parque, na Capital. O vice-presidente do Instituto Autismo & Vida, Airto Madalozzo, disse que o objetivo do evento foi buscar apoio e produzir conscientização da sociedade para a causa do autismo.

Segundo ele, o autismo é uma síndrome que atinge cerca de dois milhões de brasileiros. No Rio Grande do Sul, a estimativa é de que sejam 100 mil pessoas. No mundo, a Organização das Nações Unidas (ONU) estima que existam mais de 70 milhões de pessoas com autismo. Conforme Madalozzo, a inclusão social é um dos maiores obstáculos que as pessoas com autismo e seus familiares enfrentam. “As pessoas com autismo merecem respeito e apoio. Uma criança, um jovem ou um adulto com um comportamento muito diferente precisa de compreensão. Nessa hora uma atitude acolhedora representa muito”, comenta.

Na terça-feira, às 20h30min, na Paróquia São Pedro, na avenida Cristóvão Colombo, 1629, bairro Floresta, a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa) realiza um concerto em homenagem ao Dia Mundial do Autismo. No mês de maio, o Instituto Autismo & Vida realiza uma reunião com pais, familiares e colaboradores na sede da Associação Medica do RS (Amrigs). Mais informações no site do Instituto.

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895