Campanha conscientiza sobre cuidados com idosos

Campanha conscientiza sobre cuidados com idosos

Caminhada marcou o início das atividades alusivas ao Outubro Prata em Porto Alegre

Felipe Samuel

Fantasiados, os idosos percorreram as ruas do Centro Histórico com euforia

publicidade

Caminhada orientada, apresentações musicais, prestação de serviços e conscientização sobre os direitos dos idosos marcaram nesta segunda-feira o evento “Pessoas idosas eu cuido, eu respeito”, no Largo Glênio Peres, no Centro Histórico, em Porto Alegre. Como parte das atividades programadas para o Outubro Prata, considerado o mês do idoso, um grupo liderado pela Associação Nacional de Aposentados e Pensionistas da Previdência Social (Anapps) caminhou da Praça da Alfândega até o Mercado Público, onde uma tenda oferecia serviços de saúde e orientação jurídica.

Presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Pessoa Idosa, o vereador Alvoni Medina explica que a ideia é lançar luz sobre a importância de acolhimento de pessoas com mais de 60 anos de idade e a necessidade de políticas públicas. Conforme Alvoni, a iniciativa visa “tirar os idosos de casa” e mostrar que são cada vez mais numerosos na sociedade. “Porto Alegre está envelhecendo e nós temos que ter mais políticas públicas para essa população, porque daqui a pouquinho como é que vai ficar esse povo se nós não tivermos políticas públicas, se não tivermos um governo que se preocupe com a terceira idade”, afirma.

O vereador destaca que a população precisa se conscientizar sobre a necessidade de cuidado com esse público. “Se nós não olharmos para esse futuro e nossos governos não acordarem para entender que têm que se fazer mais políticas públicas e olhar mais para essa população, daqui a pouquinho nós vamos ter milhares de pessoas abandonadas, o que hoje já existe dentro de Porto Alegre. Nós temos muitos idosos abandonados nas ruas que muitas vezes a família não quer mais. E o poder público tem que ter esse olhar”, completa.

Para o presidente da Anapps, Nilton Belsarena, os idosos merecem maior atenção dos governantes. “Uma das nossas lutas é criar a Secretaria Municipal do Idoso e a Secretaria Estadual do Idoso. Tem Secretaria do Animal, mas do Idoso não tem”, critica. Ele destaca que a entidade conta com uma série de iniciativas voltadas a esse público. “O setor público ainda deve para essa classe, esse fenômeno que é a longevidade da idade 60+. Reunimos na Anapps vários benefícios, como acessos a serviços públicos e carências, como alfabetização, inclusão digital, academia especializada em geriatria, clínica médica, acessibilidade”, destaca. 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895