Campanha de vacinação contra gripe registra mais um dia de filas em Porto Alegre

Campanha de vacinação contra gripe registra mais um dia de filas em Porto Alegre

Sistema de drive thru é um dos mais procurados pela população

Eduardo Amaral

Até o dia 16 de abril serão vacinados exclusivamente idosos e profissionais da área da saúde

publicidade

A procura pela vacina contra a gripe segue muito maior do que esperado em Porto Alegre. Temerosos com a pandemia do novo coronavírus, o grupo que está sendo imunizado nesta primeira etapa da campanha tem esgotado rapidamente as doses. Até o dia 16 de abril serão vacinados exclusivamente idosos e profissionais da área da saúde. A manhã desta quarta-feira foi mais uma de procura intensa nos postos, farmácias e drive thru.

Para tentar evitar filas nos postos e aglomeração de pessoas a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) adotou algumas medidas. Desde a semana passada, iniciaram os atendimentos nos chamados drive thrus, locais onde as pessoas são vacinadas dentro dos carros, além da imunização em farmácias. Ao todo, foram distribuídas 9 mil doses apenas para estes locais, e as farmácias receberam mais de 40 mil, de um total de 67 mil vacinas entregues nesta semana.

Entretanto, mesmo com essas medidas não tem sido possível evitar filas. O drive thru localizado na Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) registrou fila de carros durante a manhã, vacinando 21 pessoas por minuto, com um estoque de duas mil doses. Já no posto Santa Cecília, localizado poucos metros após o drive thru e administrado pelo Hospital de Clínicas (HPCA), não estavam disponibilizadas vacinas, que chegariam apenas pela tarde. 

Enfermeira do posto Santa Cecília/HPCA, Maria Fátima Ferreira Grillo, avalia que o medo causado pelo novo coronavírus tem gerado uma busca muito maior do que o esperado pela imunização contra a gripe. “A gente observa esse ano que a procura cresceu muito porque as pessoas estão assustadas.” Desde o início da campanha foram imunizadas cerca de 5 mil pessoas apenas com as doses entregues à instituição. 

Vacinação em casa

De acordo com Fátima, uma confusão que aconteceu bastante foi com as pessoas que acreditavam que as vacinas a partir de então seriam feitas em casa. Na verdade a  Secretaria Municipal de Saúde (SMS) iniciou nesta quarta-feira a imunização residencial, mas ela se estende apenas para pessoas de mais de 80 anos que já acessaram as unidades de saúde do município. A medida foi adotada em outros anos, e em 2020 ganha uma importância maior para evitar aglomerações e transmissão do coronavírus. 

Uma parceria com a Universidade de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) e Serviço Social do Comércio (Sesc-RS) foi fundamental para a oferta de vacina a domicílio. O Sesc disponibilizou oito veículos que serão utilizados pela SMS nas visitas domiciliares. Já os alunos da Universidade ficam responsáveis por ligar para estas pessoas e fazer o agendamento das imunizações.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895