Campanha Junho Vermelho visa elevar doações de sangue no RS

Campanha Junho Vermelho visa elevar doações de sangue no RS

Iniciativa quer aumentar 30% dos estoques dos bancos durante o inverno

Cláudio Isaias

Iniciativa quer aumentar 30% dos estoques dos bancos durante o inverno

publicidade

Como parte da comemorações do Dia Mundial do Doador de Sangue, o Hemocentro recebeu nesta terça-feira doadores de sangue para elevar em 30% os estoques nas baixas temperaturas. A coordenadora do Hemocentro, Maristela Westphal Teixeira, disse que o apelo é que as pessoas façam a doação de sangue. “Estamos precisando de qualquer tipo de sangue”, explica. O Hemocentro realiza em média 1,5 mil doações por mês. Em maio, em razão do frio, foram feitas apenas 1.260 doações.

A iniciativa realizada nessa segunda faz parte da Campanha Junho Vermelho, que segue até o final do mês em todo o Rio Grande do Sul, para aumentar os estoques, bastante reduzidos, principalmente neste período de frio intenso. A ação de hoje também foi realizada nos hemocentros que integram a Hemorrede Pública, nas cidades de Alegrete, Caxias do Sul, Cruz Alta, Palmeira das Missões, Passo Fundo, Pelotas, Santa Maria e Santa Rosa.

As condições básicas para a doação de sangue incluem ter boa saúde, ter documento de identidade com foto e idade entre 16 e 69 anos. Menores de 18 anos devem apresentar autorização dos pais ou do responsável. O Hemocentro do Estado funciona na avenida Bento Gonçalves, 3722, no bairro Partenon de segunda a sexta-feira, da 8h às 18h, sem fechar ao meio-dia. Mais informações pelo telefone (51) 3336-6755.

A Associação Médica do Rio Grande do Sul (Amrigs) também realizou uma ação para a doação de sangue de funcionários e colaboradores. Uma van levou os doadores até o Hemocentro no bairro Partenon para realizar a coleta de sangue. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) se entre 3% a 4% da população fosse doadora regular de sangue não haveria problemas de estoque.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895