Campanhas de vacinação contra gripe e sarampo terminam nesta sexta-feira

Campanhas de vacinação contra gripe e sarampo terminam nesta sexta-feira

Em Porto Alegre os índices de imunização contra a gripe estão abaixo do esperado

Felipe Uhr

Foi grande a fila para vacinação no Shopping João Pessoa

publicidade

Terminam nesta sexta-feira as campanhas nacionais de vacinação contra a gripe e sarampo. Em Porto Alegre os índices de vacinação contra a gripe estão abaixo do esperado. A cobertura vacinal é de apenas 47,3%, segundo informou a Prefeitura de Porto Alegre. Até o começo da tarde o município registrava 264.963 pessoas vacinadas. “É um dos anos que está mais baixo”, admitiu a chefe do Núcleo de Imunizações da Secretaria Municipal da Saúde.

Para aumentar esse percentual, a unidade móvel do projeto Fique Sabendo, ficará estacionada no Largo Glênio Peres, ao lado do Mercado Público, para vacinar os públicos prioritários. A ação irá ocorrer das 9h às 16h. Podem receber a vacina crianças de seis meses a nove anos, gestantes, idosos, povos indígenas, puérperas e trabalhadores da saúde, trabalhadores do transporte coletivo (motoristas e cobradores), das forças de salvamento e segurança, trabalhadores da educação, funcionários do sistema prisional e pessoas privadas de liberdade e com comorbidades. “Vimos a importância da vacinação em relação ao Covid, baixaram as mortes e os casos graves”, ressaltou a profissional de saúde.

Movimento aumentou

A fila era grande no subsolo do shopping João Pessoa em Porto Alegre. Ali aconteciam as vacinações da gripe e da Covid-19. “Aumentou bastante o movimento essa semana”, confirmou a técnica de enfermagem Cristiane Figueiredo, que trabalhava no atendimento. “Acho que passaram por aqui umas duas mil pessoas”.

A vacinação contra o sarampo

Desde o início da campanha, foram aplicadas em Porto Alegre 18.947 doses da vacina tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola). Do total, 14.774 foram aplicadas em crianças, 4.093 em trabalhadores da saúde e 80 em adolescentes ou adultos. As vacinas contra gripe e sarampo estão disponíveis em 124 unidades de saúde, no horário de funcionamento das mesmas. A lista está disponível no site da Prefeitura.

Alerta

A Vigilância Epidemiológica do município emitiu alerta para a rede de serviços da saúde na sexta-feira, 27, destacando a ocorrência de 24 casos confirmados de sarampo nos estados do Amapá, Rio de Janeiro e São Paulo em 2022. Até 7 de maio (dados mais recentes do Ministério da Saúde), outros 262 casos estão sendo investigados no Brasil. Na região Sul, são oito casos em investigação.

Em Porto Alegre, até 21 de maio, dois casos seguem em investigação, outros dois já foram descartados. A Capital registrou surtos da doença nos anos de 2018 e 2019 e teve casos isolados em 2020.

A Secretaria da Saúde orienta que em caso de viagem para locais com confirmação de sarampo e diante de sintomas da doença, a recomendação é relatar o histórico de viagem no momento do atendimento de saúde, no retorno a Porto Alegre.

Uma suspeita de sarampo se caracteriza por pessoa, independentemente de idade e situação vacinal, que apresente febre e manchas avermelhadas na pele (exantema maculopapular) acompanhadas por um ou mais dos seguintes sintomas: tosse, coriza e conjuntivite.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895