Cancelada chegada de haitianos a Porto Alegre a pedido da prefeitura

Cancelada chegada de haitianos a Porto Alegre a pedido da prefeitura

Representante do governo do Acre, no entanto, garante que grupo não ficará no Estado

Samantha Klein / Rádio Guaíba

publicidade

Devido à greve dos servidores da prefeitura, a chegada de 88 haitianos a Porto Alegre vindo dos Acre está temporariamente cancelada. Dois ônibus fretados tinham previsão de sair de Rio Branco rumo à Capital gaúcha. A Secretaria Municipal de Direitos Humanos pediu ao governo acreano para postergar o envio do grupo em função da paralisação.

Apesar do adiamento, o governo acreano garante que os imigrantes não vão ficar em Rio Branco. Segundo o porta-voz do governo, Leonildo Rosas, o Acre não pode continuar mantendo o abrigo aos estrangeiros por falta de recursos. “Eles não vão ficar aqui, mas seguir para outros estados. Independente da existência de ajuda oficial ou não, eles estão indo. Somente para ter uma ideia, 500 saíram daqui no mês de maio”, ressaltou.

A expectativa é que os ônibus fretados possam sair de Rio Branco nos próximos dias. Além desses dois veículos, outros oito deverão sair do Acre em direção ao Estado. Por enquanto, o Ministério da Justiça cancelou o transporte dos estrangeiros para São Paulo e Rio Grande do Sul.

O governo do Acre pressiona o governo federal a solucionar o problema, já que há falta de vagas de trabalho e moradia. Cerca de 40 mil imigrantes passaram pelo Acre desde 2011, segundo a Polícia Federal.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895