Canoas terá que reabrir 70 leitos no Hospital Universitário

Canoas terá que reabrir 70 leitos no Hospital Universitário

Tribunal de Justiça emitiu decisão para reabertura ainda no primeiro semestre de 2016

Samantha Klein / Rádio Guaíba

Canoas terá que reabrir 70 leitos no Hospital Universitário

publicidade

Depois que a Prefeitura de Canoas fechou 70 leitos de retaguarda do Hospital Universitário, o Tribunal de Justiça emitiu decisão para a reabertura total das vagas ainda no primeiros semestre de 2016. Conforme a juíza Elisabete Kirschke, o número de leitos é insuficiente para atender a demanda da região.

O Executivo ganhou prazo de 180 dias para reativar toda a ala que foi fechada por falta de recursos. A determinação atende ação movida pelo Sindicato Médico (Simers) e pela Associação Brasileira dos Usuários do SUS (Abrasus).

Conforme o secretário da Saúde de Canoas, Marcelo Bósio, o Executivo vai recorrer. “A decisão não muda a realidade financeira do hospital. Vamos recorrer da decisão na próxima semana. Todas as medidas que poderiam ter sido adotadas já foram realizadas em termos de negociações com o Ministério da Saúde”.

Em relação aos demitidos, há uma ação no Tribunal Regional do Trabalho (TRT4) determinando a reintegração dos trabalhadores aos cargos. Conforme Bósio, muitos dos funcionários informaram que o Sindisaúde ingressou com ação contra a Prefeitura contra a vontade deles. “Muitos informaram que não querem voltar para o hospital”, garante.

O Hospital Universitário é referência para a Região Metropolitana. A prefeitura sustenta déficit mensal de R$2 milhões para justificar o fechamento de leitos, além de 85 demissões.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895