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Verão

Especial

Carrefour lança editais para estimular equidade racial nas cinco regiões do Brasil

Ações fazem parte do compromisso do grupo após a morte de João Alberto em uma loja da rede em Porto Alegre

| Foto: Alina Souza / CP Memória

Após chegar a um acordo com os familiares de João Alberto, agredido e morto de forma brutal na saída de uma das lojas da rede em Porto Alegre, o Carrefour deu início nessa terça-feira ao primeiro ciclo de ações que estimulam a equidade racial. Ao lançar editais, a ideia do grupo é fortalecer instituições, fomentar o empreendedorismo negro e combater o racismo. 

Os editais lançados pelo Carrefour têm a intenção de beneficiar cerca de 40 organizações e coletivos das cinco regiões do Brasil. Outras temáticas envolvidas são a educação e a empregabilidade, ambas voltadas para a população negra. O total dos investimentos neste primeiro ciclo chega a R$ 2 milhões. Os recursos serão aplicados durante um ano, com possibilidade de extensão do projeto.

A série de ações do Carrefour fazem parte do compromisso firmado após a morte de João Alberto. “Com a participação da sociedade, temos aprendido valiosas lições sobre a questão do racismo no Brasil, seus reflexos e suas consequências”, explica Lucio Vicente, diretor de Sustentabilidade do Grupo Carrefour Brasil.

Editais 

Um dos editais propostos pelo Carrefour irá investir em projetos e ações de coletivos ou de organizações da sociedade civil voltadas para o combate do racismo e da discriminação. Dez organizações serão selecionadas e receberão, cada uma, R$ 30 mil para desenvolver durante 12 meses campanhas de conscientização, criação de conteúdo antirracista e iniciativas de cunho antirracista, além de propostas para a valorização da identidade e da cultura negra. O investimento total nesse edital é de R$ 300 mil.

Em outra frente, o Carrefour investirá no fortalecimento de grupos que trabalham com a questão racial e que já desenvolvem atividades ligadas ao assunto. O investimento total será de R$ 975 mil em 12 meses — podendo se estender por igual período. Quinze organizações serão selecionadas e receberão, cada uma, R$ 65 mil. Os recursos podem ser direcionados ao aprimoramento da estratégia, métodos e processos de gestão, às atividades de comunicação e divulgação institucional e às despesas regulares de funcionamento da organização. 

O terceiro edital lançado pelo grupo mira o protagonismo de empreendedores negros. A partir disso, o Carrefour irá apoiar coletivos, aceleradora, incubadoras e instituições sem fins lucrativos que atuem na expansão de negócios liderados por negros. Quinze organizações serão selecionadas e, cada uma, receberá o investimento R$ 50 mil. As verbas serão usadas para investir em atividades de capacitação, formação e mentoria de pequenos e microempreendedores negros. O valor também pode ser usado para estruturar serviço de consultoria e para facilitar a distribuição de tecnologias, ferramentas e processos. 

Correio do Povo