Carris abre processo para aquisição de 87 ônibus novos

Carris abre processo para aquisição de 87 ônibus novos

Ideia é de que nova frota entre em operação no segundo semestre

Correio do Povo

Carris teve um resultado negativo de R$ 6,4 bilhões em 2019

publicidade

A Companhia Carris Porto-Alegrense terá 87 novos ônibus em 2019. O processo para aquisição dos veículos iniciou nesta quinta-feira com a publicação de dois editais no Diário Oficial do Município (Dopa). Haverá a compra de chassis e carrocerias separadamente, que, segundo a Companhia, possibilita a obtenção de um valor mais atrativo por permitir a aquisição com valor final mais atrativo.

A estimativa é que a nova frota entre em operação ao longo segundo semestre. A última aquisição de ônibus por parte da empresa ocorreu em 2014, com 50 unidades.

Os carros devem ter fabricação 2019 e modelo do mesmo ano, ser do tipo urbano convencional, com sistema de ar-condicionado e acessibilidade. Outros detalhes e condições para participação de empresas no pregão eletrônico estão descritos nos editais. A realização das licitações, contudo, depende ainda do sucesso do andamento das negociações que estão sendo realizadas com as instituições bancárias, decorrentes da situação financeira da empresa.

A data de recebimento e abertura das propostas previstas nos editais é dia 25 de março, tanto para compra dos chassis como para as carrocerias, através do endereço eletrônico www.portaldecompraspublicas.com.br. Os veículos que saírem de circulação serão vendidos.

 

Números

A Carris atualmente conta com uma frota de 347 veículos. Do total de coletivos, 70% têm acessibilidade, 60% são dotados de ar-condicionado e 82% têm câmbio automático. A Companhia também conta com 18 terminais e realiza, diariamente, 2,9 mil viagens, transportando 155 mil passageiros por dia percorrendo 55 mil quilômetros diários. Atualmente, a Carris detém 24 linhas. Destas, 17 são transversais, quatro são circulares e três são radiais. O quadro funcional conta com 620 motoristas e 625 cobradores.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895