Carros abandonados em vias públicas causam incômodo em Porto Alegre

Carros abandonados em vias públicas causam incômodo em Porto Alegre

Em bairro da zona Norte da Capital, pelo menos quatro veículos depenados chamam atenção da população

Correio do Povo

Em muitos casos, os carros abandonados estão em vagas de estacionamento ou na frente de prédios

publicidade

Pneus vazios, lataria ou placa enferrujada e a falta de peças são algumas das características dos veículos abandonados em diversos locais de Porto Alegre. Em muitos casos, os automóveis ocupam espaço nas vias públicas em áreas destinada a vagas de estacionamento ou na frente de prédios ou estabelecimentos comerciais.

Na avenida A.J. Renner, bairro Humaitá, na zona Norte, frente ao condomínio Laçador, número 2050, uma Ecosport foi totalmente depenada. Segundo os moradores, o automóvel está no local há mais de um ano. O carro está sem rodas, motor, sem os quatro pneus e as peças internas também foram retiradas.

Na mesma avenida, próximo do Maxxi Atacado, estão estacionados mais três carros modelo Fiat: Marea, Palio e Uno. O Marea foi alvo de vandalismo com pichações e chegou a ser queimado.

• Produção de veículos tem queda de 10% em março, na comparação com 2018

Na rua João Correa, no bairro Passo D'Areia, na zona Norte, chamou a atenção dos moradores a presença de pelo menos quatro automóveis na via. A proprietária de um estabelecimento comercial, que não quis se identificar, afirmou que os veículos já estão há muito tempo na região. O caso que mais chama atenção é de um veículo Mercedes Benz 1800 que está completamente deteriorado e ainda por cima faltam peças. Já os modelos Lexus Stratus, Golf Power e Fiat Prêmio (este com uma corrente na direção) estão em bom estado.

O gerente de fiscalização da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Paulo Ramirez, disse que o processo de recolhimento de um veículo funciona assim: é necessário que seja feita a abertura de um processo pelos telefones 118 da EPTC ou 156 ou pelo email eptc@eptc.prefpoa.com.br com endereço do local e se possível a foto do veículo. Uma equipe da fiscalização da empresa irá até a região da denúncia para averiguar a situação do veículo. 

Dos três veículos com registro de chamado na rua coronel João Corrêa (Mercedes, Fox, Dodge Stratus), a EPTC informou que um deles (Fox) não foi localizado durante vistoria. Apenas um, o Stratus, está caracterizado como em situação de abandono, de acordo com a lei municipal.

A legislação prevê que o veículo deve estar estacionado por mais de 30 dias e estiver em visível mau estado de conservação, com a carroceria apresentando evidentes sinais de colisão ou ferrugem, ou for objeto de vandalismo ou depreciação voluntária. 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895