Cartão de prioridade é encaminhado aos portadores de fibromialgia em Porto Alegre

Cartão de prioridade é encaminhado aos portadores de fibromialgia em Porto Alegre

Mutirão da Secretaria Municipal de Cultura foi realizado neste sábado, mas atendimento também ocorre durante a semana

Correio do Povo

publicidade

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Porto Alegre atendeu em regime de mutirão neste sábado as pessoas com fibromialgia interessadas no encaminhamento do cartão de prioridade, que garante preferência no atendimento em empresas públicas e concessionárias de serviços públicos. A Capital possui pelo menos mil portadores da doença. A ação ocorreu entre 9h e 15h no auditório da sede da SMS, situada na avenida João Pessoa, 325. 

“A fibromialgia é uma doença caracterizada por dor crônica. As pessoas têm eventos repetidos de dor. Ela é difusa e não localizada, acomete articulações, músculos...Em geral, é uma doença que demora um pouco de tempo para ser diagnosticada, não existe um exame específico”, explicou a diretora de Atenção Primária à Saúde da SMS, Caroline Schirmer, acrescentando que o problema de saúde acaba sendo descoberto através da exclusão de outras enfermidades. “Em geral se descobre de 30 a 50 anos. Acometendo mais mulheres”, salientou.

“O tratamento dela é basicamente com analgesia. A gente percebe que os pacientes têm crises ao longo do tratamento e claro, como qualquer dor, acaba acometendo a parte psicológica, tendo muitas vezes relação com a depressão”, observou. Incapacitante, apontou, a fibromialgia termina afetando a qualidade de vida das pessoas.

Caroline Schirmer lembrou que existe uma lei municipal que assegura a prioridade aos portadores da doença. “É uma forma de dar uma atenção diferenciada”, resumi, exemplificando que as pessoas com fibromialgia sofrem mais ao permanecerem por muito tempo em filas.

O documento, fornecido desde o dia 11 de janeiro deste ano. Para solicitar o documento é  preciso que o portador da doença leve a carteira de identidade e o atestado médico, constando CID 11 MG30.01.

Caso o usuário não tenha o atestado para comprovação, será necessário agendar consulta médica em uma unidade de saúde. Para ser validada, a carteira deve ser carimbada e assinada pela coordenação do serviço no verso.

Além da confecção da carteirinha, práticas integrativas complementares, como auriculoterapia e exposição de plantas medicinais, foram realizadas na sede da SMS, além de orientações de saúde bucal.

A diretora de Atenção Primária à Saúde da SMS, destaca que o documento pode ser solicitado durante a semana entre segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na Coordenadoria de Saúde Leste(avenida Bento Gonçalves, 3722, bairro Partenon, Coordenadoria de Saúde Oeste (rua Moab Caldas, 400, 4º andar, bairro Santa Tereza), Coordenadoria de Saúde Norte (rua Três de Abril, nº 90, bairro Passo d'Areia) e Coordenadoria de Saúde Sul (rua Prof. Dr. João Pitta Pinheiro Filho, 176, bairro Camaquã).  


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895