person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Carta Testamento de Getúlio Vargas é removida da Praça de Alfândega após tentativa de furto

Escultura no centro de Porto Alegre já foi alvo de furtos em outras ocasiões

| Foto: Guilherme Almeida

Após uma tentativa de furto na última terça-feira, uma das placas de alumínio anodizado que compõe a cópia da Carta Testamento de Getúlio Vargas que orna a Praça da Alfândega, no centro de Porto Alegre, foi arrancada da pedra onde está instalada. A placa solta foi entregue à Guarda Municipal. Com medo de que a segunda placa também fosse furtada, o autor da obra foi à Praça e retirou o outro módulo do local.

Fazia menos de um mês que a obra do artista Mario Cladera havia sido reinstalada. Agora, sob os cuidados da Fundação Caminho da Soberania, entidade sem fins lucrativos que busca a promoção da memória de importantes figuras brasileiras, as placas serão polidas e recoladas, buscando uma forma que dificulte a remoção por vândalos. De acordo com a fundação, as placas em si não foram danificadas. “O que mudará e a forma de fixação, não mais ‘chumbadas’ na pedra, mas sim aparafusadas”, informou José Vecchio Filho, representante da Caminho da Soberania. “Esperamos em uma semana ou 10 dias recolocar a pedra novamente”, afirma.

A placa foi furtada pela última vez no início do ano e já foi alvo de furto outras vezes, uma em 1966, sendo substituída apenas em 1975, e outra em 2014. A cada substituição, o material usado para confecção das placas foi sendo trocado por um mais barato, justamente para tentar desencorajar furtos.

Giullia Piaia