Casa da Xuxa pode ter museu digital

Casa da Xuxa pode ter museu digital

Prefeitura pretende implantar projeto multímida no imóvel onde a apresentadora viveu e hoje é ponto turístico

Correio do Povo

Casa da Xuxa pode ter museu digital

publicidade

A Casa da Xuxa, ponto turístico de Santa Rosa desde 2003, está fechada para visitação do público devido a um projeto multimídia para a estrutura que conta a história da apresentadora que nasceu e viveu no município até os sete anos de idade. A iniciativa foi aprovada pela Xuxa Produções, por meio do advogado Rogério Rahier, que esteve na cidade em setembro. Neste mês, uma equipe da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo vai ao Rio de Janeiro, onde o contrato será assinado com o representante da empresa em Santa Rosa.

O titular da pasta, Anderson Farias, explica que, na época, o município adquiriu a casa e prestou uma homenagem à artista. O convênio permite que a cidade use o nome dela como atração turística. Ele lembra que em 2013 a Xuxa Produções questionou sobre a má conservação da estrutura, quando a prefeitura se comprometeu em dar atenção especial. “Buscamos saber o que a cidade queria, se tinha vocação para o turismo, e identificamos que sim. É Santa Rosa que ganha com este ponto turístico, que é um de vários que podemos potencializar”, destaca. Pelo menos 100 mil pessoas já visitaram a Casa da Xuxa.

A sugestão é criar um museu que preserva a planta original do imóvel, com acervo digital. “Queremos um museu interativo, onde por meio de experiências sensoriais Xuxa poderá receber o público na porta da casa”, planeja o secretário. O projeto foi aprovado também pela prefeitura e pelo Conselho Municipal de Turismo. A expectativa é poder concluí-lo em dois anos.

As equipes devem iniciar ainda em 2015 o plano técnico e de orçamento. Farias ressalta que não serão utilizados recursos do município nem da Xuxa Produções. “Buscaremos recursos de leis de incentivo à cultura e de empresas que queiram associar sua marca com a da artista.” A expectativa é por uma parceria com o artista e arquiteto Gringo Cardia. A casa e o pórtico têm visitação externa, na chamada Rua da Xuxa, no Centro.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895