Casa de bombas do DEP será reformada em Porto Alegre

Casa de bombas do DEP será reformada em Porto Alegre

Obra orçada em mais de R$ 2 milhões irá recuperar capacidade de bombeamento do aparelho

Correio do Povo

Casa de bombas do DEP será reformada em Porto Alegre

publicidade

 A casa de bombas 9 do Departamento de Esgotos Pluviais (DEP), localizada na BR 290, junto ao dique Sarandi, no bairro Sarandi, será reformada e terá sua capacidade de bombeamento recuperada por uma contrapartida da empresa Vonpar. A reforma está orçada em R$ 2,295 milhões e será totalmente custeada pela empresa. O convênio foi recentemente firmado e as obras deverão se iniciar no mês de março.

A reforma será completa, compreendendo a reforma civil do prédio, reformas nas instalações hidromecânicas (reforma geral de três das quatro bombas existentes, entre outros), nas instalações elétricas, geradores e automação (com colocação de gerador próprio de energia elétrica). Em caso de falta de energia, esta casa de bombas continuará funcionando em 60% de sua capacidade depois da colocação do gerador. A expectativa é de que as obras no local sejam concluídas em seis meses. Quando todas as quatro bombas existentes estiverem em funcionamento, a unidade atingirá sua capacidade plena de bombeamento de águas pluviais, que é de 6,5 mil litros por segundo.

De acordo com o secretário nunicipal de Serviços Urbanos, Ramiro Rosário, a participação da iniciativa privada na construção de uma Porto Alegre melhor é fundamental, seja através de contrapartidas, parcerias público-privadas ou contribuições voluntárias.

O convênio que vai proporcionar esta importante reforma partiu da necessidade da empresa Vonpar, localizada junto à BR 290 no bairro Sarandi, ampliar sua fábrica. Inicialmente a condicionante para regularização desta obra seria a construção de um reservatório de amortecimento de cheias, que é exigência para todas novas edificações que possuam área superior a 600 metros quadrados. Mas como a cota da fábrica é muito baixa (próxima ao nível do rio Gravataí), a equipe técnica avaliou que o reservatório não teria um funcionamento satisfatório.

Foi sugerida, então, a substituição da condicionante de aprovação do reservatório pela reforma da casa de bombas 9 do DEP, localizada nas proximidades da fábrica da Vonpar, também no bairro Sarandi.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895