Casal de mulheres oficializa inscrição para união civil em CTG de Livramento

Casal de mulheres oficializa inscrição para união civil em CTG de Livramento

Ambas tiveram as identidades preservadas pelo Judiciário

Lucas Rivas/Rádio Guaíba

Dos 30 casais inscritos para casamento coletivo, 29 são formados por heterossexuais

publicidade

No último dia de inscrição, a Justiça confirmou que um casal de mulheres vai participar do casamento coletivo marcado para ocorrer em dia 13 de setembro, no Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Sentinelas do Planalto, em Santana do Livramento, na Fronteira Oeste. Naturais da cidade fronteiriça, elas tiveram as identidades preservadas pelo Judiciário em função do temor gerado pelo preconceito.

Ao todo, 30 casais – 29 heterossexuais – se inscreveram para a união civil no CTG. Antes mesmo do cadastro, a possibilidade de o local receber um casamento gay para a celebração da união dividiu opiniões.

Casamento gay em CTG causa polêmica em Santana do Livramento
Temor protela inscrição de casais gays em casamento coletivo em CTG de Livramento

O presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) afirmou não reconhecer o espaço com sendo um CTG. Manoelito Savaris explicou que o local não é afiliado e, por isso, trata-se de um clube. O patrão do CTG Sentinelas do Planalto, Gilbert Gisler, garante que a instituição é filiada ao MTG, apesar de ter uma dívida com a representação.

Savaris disse que dentro do centro de tradições o “homem deve se comportar como homem e a mulher, como mulher”. Revelou ainda que as uniões realizadas nos galpões são exclusivas para casais que participem do Movimento.

No casamento coletivo realizado em abril, no Fórum de Santana do Livramento, cerca de 50 casais se se inscreveram, incluindo um casal gay.
Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895