Casal de papagaios é retirado de obra de arte da Bienal do Mercosul

Casal de papagaios é retirado de obra de arte da Bienal do Mercosul

Desembargador atendeu a alegação de que animais estariam em situação de maus tratos no Gasômetro

Correio do Povo

Desembargador atendeu a alegação de que animais estariam em situação de maus tratos no Gasômetro

publicidade

Um casal de papagaios, o macho de 2 anos e a fêmea de 3 anos, foram retirados na noite de quinta-feira de uma obra de arte que está em exposição na Bienal do Mercosul, que ocorre na Usina do Gasômetro. A ação é resultado de despacho preferido pelo desembargador João Barcelos de Souza Júnior, da 2ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do RS, que cassou a liminar concedida em plantão no final de semana em Mandado de Segurança. A obra artística “Tropicália”, uma releitura da obra original do artista Hélio Oiticica, já falecido, segue em exposição no Gasômetro.

De acordo com a médica veterinária Thaís Silva, os animais foram criados em cativeiro e sempre tiveram contato com seres humanos, estando adaptados a ambientes com grande circulação de pessoas. “Eles ficaram cobertos a maior parte do tempo, apenas em exposição ao público entre as 13h e as 19h. Eles estão com boa aparência e não mostram nenhum tipo de estresse. Eles foram criados na mão”, garantiu Thais.

Segundo a assessoria de imprensa da vereadora Lourdes Sprenger, ela atendeu um pedido de inúmeras protetoras e ambientalistas que afirmaram que os animais estavam em situação de maus-tratos. A vereadora Lourdes foi até a Usina do Gasômetro no domingo (1º de novembro) para conferir denúncias e encontrou as aves silvestres engaioladas junto a grande movimentação de pessoas, com apresentação de show musical em alto volume.

Os papagaios usados na obra não são originários do Rio Grande do Sul. Eles pertencem a um criadouro que está estabelecido em São Leopoldo, mas a proprietária não quis fazer comentários. As aves vivem em média entre 60 e 70 anos.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895