Cavalgada pelo cooperativismo reúne cerca de duas mil pessoas no RS

Cavalgada pelo cooperativismo reúne cerca de duas mil pessoas no RS

Movimento terminou nesta quarta-feira em Porto Alegre, após 20 dias

Mauren Xavier / Correio do Povo

Cavalarianos chegaram a Porto Alegre nesta quarta-feira

publicidade

Após 20 dias, terminou nesta quarta-feira no Parque da Harmonia, em Porto Alegre, a Cavalgada do Cooperativismo - Caminhos do Padre Theodor Amstad. A atividade ao longo desse período reuniu cerca de 2 mil cavalarianos e marca o Ano Internacional do Cooperativismo definido pela Organização das Nações Unidas (ONU). A cavalgada foi promovida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado do RS (Sescoop/RS), com apoio do Sicredi.

Segundo o gerente de promoção do Sescoop/RS e coordenador da Cavalgada, José Zigomar Vieira dos Santos, o evento é uma homenagem ao Padre Theodor Amstad que foi precursor do cooperativismo no Estado. “Percorremos a mesma trajetória feita por ele no início do século passado em uma mula para inserir o cooperativismo no Rio Grande do Sul”, afirmou Santos. Assim, a cavalgada começou em Cerro Largo, no dia 8 de novembro, e chegou hoje à Capital. “É um resgate da rota feita por Amstad e um momento de mostrar a importância do cooperativismo para o desenvolvimento econômico do Estado”. Santos lembrou ainda que, do trabalho feito por Amstad, resultou na criação, em 1902, da Caixa Rural, que foi a primeira cooperativa de crédito do País e que deu origem ao Sicredi. “O cooperativismo é uma bandeira forte que visa a promoção do desenvolvimento”, lembrou.

Hoje, o grupo saiu do Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, e seguiu até a Capital. Nesta quinta-feira, os cavalarianos deixam o Parque da Harmonia, por volta das 10h30min, e seguem em direção à PUCRS. Lá participarão do XV Seminário Gaúcho de Cooperativismo, onde vão entregar às autoridades as bandeiras da ONU, do Brasil, do Rio Grande do Sul, de Porto Alegre, do Cooperativismo e da cavalgada.

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895