CDL de Porto Alegre lança Impostômetro RS

CDL de Porto Alegre lança Impostômetro RS

Câmara pretende instalar estrutura no Largo Glênio Peres

Stephany Sander / Rádio Guaíba

publicidade

A Câmara de Dirigentes Logistas (CDL) de Porto Alegre anunciou nesta terça-feira, em coletiva na sede da entidade, o lançamento do Impostômetro RS, uma espécie de painel que irá mostrar a arrecadação do Estado em impostos. A entidade pretende instalar a estrutura no Largo Glênio Peres, mas o local será definido com o prefeito José Fortunati. A população também terá acesso às informações no site da CDL.

A criação do Impostômetro visa conscientizar a população sobre os valores pagos pelos gaúchos, através de impostos. De acordo com uma pesquisa realizada pela CDL, de 9 a 18 de julho deste ano, 91% da população de Porto Alegre acredita que os valores arrecadados com os tributos não são bem administrados. “Das 400 pessoas consultadas, 63% se disseram insatisfeitas com os benefícios gerados pelos tributos pagos”, explicou o presidente da CDL, Gustavo Schifino.

O economista da CDL de Porto Alegre, Gabriel Torres, alerta para um dado alarmante revelado na pesquisa. “Ao menos 26% dos entrevistados não têm sequer uma ideia aproximada de quanto pagam por tributos. As pessoas se lembram do IPTU e do Imposto de Renda, que são pagos em guias, e esquecem dos tributos embutidos nas mercadorias, como o ICMS”, destacou.

Para alertar a população sobre os impostos, a CDL vai promover nesta quinta-feira, das 8h30min às 12h30min, no Teatro do Bourbon Country, o evento “Imposto: de onde vem e pra onde vai?”, que visa discutir a carga tributária no Brasil.

Schifino também mostrou preocupação com a possível aprovação da cobrança de diferença de Alíquota para empresas do Simples. Dentro do varejo, 77% das empresas são de micro e pequeno porte e seriam prejudicadas com a ação que representa 0,7% da receita de ICMS e 44% do volume de empregos do setor no Estado. “É um novo imposto que vai representar 100% de custo para as pequenas empresas. Estamos lutando para que ele não seja aprovado.”

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895