Ceadi realiza a distribuição de vacinas contra a Covid-19 para 29 municípios da Fronteira gaúcha

Ceadi realiza a distribuição de vacinas contra a Covid-19 para 29 municípios da Fronteira gaúcha

Os imunizantes serão destinados para a primeira dose da vacina Astrazeneca, em estratégia para evitar o ingressos de variantes no Brasil

Cláudio Isaías

publicidade

Um lote de 123.040 mil doses da vacina Astrazeneca está sendo distribuído nesta sexta-feira pela Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadi), para 29 municípios da Fronteira gaúcha. Na tarde desta quinta, 310.500 mil doses contra a Covid-19 chegaram ao Rio Grande do Sul.

Desde cedo, a movimentação de vans de Porto Alegre, no caso da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e das prefeituras do interior do Estado foi tranquila na frente da sede da Ceadi na avenida Ipiranga, na zona Leste de Porto Alegre. Viaturas da Brigada Militar realizaram a segurança no local.

Com o objetivo de reforçar a proteção contra novas variantes do coronavírus, os 123.040 mil imunizantes serão destinados para a primeira dose da vacina. O envio de doses extras a essas regiões é uma estratégia do Ministério da Saúde para evitar o ingresso no país de novas variantes da Covid-19.

Vacinas para outras cidades

As demais vacinas Astrazeneca que vieram no voo vindo do Rio de Janeiro serão destinadas a outros municípios, para que possam avançar na imunização por idade da população. A decisão foi tomada em uma reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), entre Estado e representantes das prefeituras, por meio do Conselho das Secretarias Municipais da Saúde do Rio Grande do Sul (Cosems/RS).

Além das 310.500 vacinas recebidas na quinta-feira, a Secretaria Estadual da Saúde (SES) também está entregando 378.530 doses da Astrazeneca que estavam reservadas na Ceadi para a segunda dose.

Já os servidores municipais da Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS), em Porto Alegre, receberam uma nova remessa das vacinas Astrazeneca (25.205 das primeiras doses) e 47.960 para segundas doses.

Os imunizantes foram colocados na sala de imunização da DVS na avenida Padre Cacique, no bairro Menino Deus, em Porto Alegre. Em uma ação rápida, os funcionários receberam as vacinas e trataram de realizar o armazenamento. Os imunizantes foram retirados na sede da Ceadi, na avenida Ipiranga, e transportado de van para a sede da DVS.

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Porto Alegre e as coordenadorias de Cachoeira do Sul (8ª), Santa Cruz do Sul (13ª), Lajeado (16ª) e Osório (18ª) enviaram veículos para retirada das doses diretamente na Ceadi. Também houve a retirada via terrestre dos imunizantes pelas coordenadorias de saúde nas cidades de Pelotas, Santa Maria, Palmeira das Missões e Passo Fundo.

Veja Também


publicidade

publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895