CEEE Grupo Equatorial renova frota com cinco veículos elétricos

CEEE Grupo Equatorial renova frota com cinco veículos elétricos

Correio do Povo participou de test-drive em um dos carros que têm autonomia de bateria de até 300 km

Correio do Povo

Automóveis podem ser carregados em cerca de 40 minutos

publicidade

Com design aprimorado, zero emissão de poluentes e silenciosos como se andassem desligados, os carros 100% elétricos antecipam o que o futuro trará para o cotidiano do trânsito. Exemplo disso, a CEEE Grupo Equatorial deu início ao seu Projeto de Mobilidade no RS, renovando a frota da empresa com cinco automóveis com esta tecnologia, apresentados, nest quinta-feira, aos colaboradores na sede da companhia, em Porto Alegre, onde o Correio do Povo participou de test-drive de um dos veículos.

Os carros, do modelo Renault Zoe E-TECH, ficarão nas unidades da Capital, Osório e Pelotas, têm autonomia de bateria de até 300 km e podem ser carregados em 40 minutos. A partir de dezembro deste ano, será inaugurada Rota Elétrica Mercosul, com estações de recarga rápida em um caminho de 916 quilômetros, nas cidades gaúchas de Torres, Osório, Eldorado do Sul, Barra do Ribeiro, Cristal, Pelotas, Jaguarão, Arroio Grande, Rio Grande e Santa Vitória do Palmar (em Curral Alto e próximo à divisa com o Chuí). O carro elétrico poderá viajar até o Uruguai, Argentina - pela travessia do estuário do Prata – e Paraguai, seguindo pelas estações de recarga que já existem nas áreas da Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc) e da Companhia Paranaense de Energia (Copel).

Segundo Ilana França dos Santos, analista de Operações de Pesquisa & Desenvolvimento da CEEE Grupo Equatorial, esta etapa do projeto está em planejamento há cerca de um ano. “Na sequência, um aplicativo estará disponível e informará, em tempo real, se a estação está disponível ou ocupada, além da funcionalidade de reserva de horário para evitar filas. O objetivo é dar conforto aos consumidores que vão trafegar pela rota”, afirma. Ilana salienta que a ideia é fomentar e entender a mobilidade elétrica em suas minúcias. “Queremos ver os impactos na nossa frota, quais as vantagens financeiras e como melhorará a qualidade de vida dos colaboradores”, acrescentou.

O projeto é desenvolvido em parceria com a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), com coordenação da professora Alzenira Abaide, que ressaltou a integração do trajeto. “Além de todo o benefício ambiental na utilização de veículos elétricos, os três estados da região Sul do Brasil recebem muitos turistas que vêm em direção ao litoral. Vamos colocar à disposição uma rota elétrica, barateando a viagem e fazendo o turismo daqui ser ainda mais atrativo”, explicou.

A CEEE Grupo Equatorial é a primeira distribuidora de energia no Rio Grande do Sul a adotar carros elétricos em sua frota. A Rota Elétrica Mercosul é resultado de um projeto de pesquisa aprovado por meio da Chamada P&D nº 22, da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), com recursos na ordem de R$ 18 milhões, disponibilizados pela CEEE Grupo Equatorial e com execução da UFSM.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895